Dom Ricardo Hoepers é o novo bispo auxiliar de Brasília

24/05/2023 09:48 Atualizado em 24/05/2023 09:48

O papa Francisco nomeou um novo bispo auxiliar para a Arquidiocese de Brasília. Dom Ricardo Hoepers, recém-secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), deixa a diocese de Rio Grande (RS) para assumir o cargo na Federação Distrital, junto com Dom José Aparecida, Dom Antonio Aparecido e Dom Denis Geraldo.

Em nota, Hoepers agradeceu ao papa, ao arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, e ao núncio apostólico (uma espécie de embaixador do Vaticano na capital brasileira), dom Giambattista Diquatto. Ele também deixou um recado aos católicos de Brasília.

“A partir de hoje faremos parte da mesma família, e uno-me a vocês na nossa disposição de trabalhar incansavelmente para anunciar o Evangelho da Vida, isto é, promover, proteger e cuidar da vida desde a concepção até o seu fim. . Que as famílias desta arquidiocese sejam um santuário de vida”, escreveu o novo bispo auxiliar.

Dom Ricardo Hoepers nasceu em Curitiba em 16 de dezembro de 1970 e aos 15 anos ingressou no Seminário Arquidiocesano de São José, também na capital paranaense.

Ordenado sacerdote em 1999, possui um extenso currículo teórico, que inclui o curso de Filosofia da Universidade Federal do Paraná; especialização e mestrado em bioética, respectivamente, na Faculdade São Camilo, São Paulo (1999), e na Academia Afonsiana, Roma (2011). Também é mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutor em Teologia Moral pela Academia Afonsiana.

Seu currículo o levou a ser escolhido para constituir a CNBB perante o Supremo Tribunal Federal (STF) em 2018, em audiência pública que debateu a descriminalização do aborto. Na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em abril deste ano, foi eleito secretário-geral do quadro para o quadriênio 2023-2027.

Não é a primeira vez que um secretário-geral da CNBB também assume o cargo de bispo auxiliar de Brasília. Foi o caso dos cardeais Raymundo Damasceno Assis, entre 1995 e 2003; e Leonardo Ulrich Steiner, entre 2011 e 2019.

Quer ficar atento a tudo o que acontece na praça?Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo!Basta navegar até o canal: https://t. me/metropolesurgente.

Denuncie ou recomende uma matéria sobre o WhatsApp do Distrito Federal do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.

Beatriz Militão, de 25 anos, vai compor o estado do Ceará no concurso Miss Universo Brasil deste ano

Segundo o Citi, a economia brasileira deve crescer 1% neste ano, ante 0,3% na estimativa anterior; PIB do primeiro trimestre divulgado esta semana

A influenciadora, que ganhou fama após dançar funk com roupas transparentes no aniversário da filha, é a favor da fama e do arbítrio.

No Palácio do Itamaraty, Lula recebe, nesta terça-feira (30/5), 10 presidentes de países sul-americanos. Programação difícil

A jovem de 26 anos nasceu em Curitiba, capital do estado, e se mudou recentemente para Maringá.

Todos os direitos reservados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *