Encerramento da Operação Domiduca em Mato Grosso

 

A Operação Domiduca é uma ação realizada por meio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com o objetivo de combater a exploração sexual de jovens e adolescentes em estradas federais e espaços de interesse estratégico. Esse crime é um dos mais graves por sua natureza invasiva e pelos danos físicos e psicológicos causados às vítimas.

Entre os dias 2 e 18 de maio, em Mato Grosso, cerca de 270 locais foram vistoriados e outras 1500 pessoas foram atingidas.

Durante a Operação Domiduca, a PRF realiza movimentos ostensivos preventivos e repressivos com o objetivo de combater a criminalidade e proteger jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Esses movimentos incluem, por exemplo, atividades ostensivas e a catalogação de temas conhecidos, como a exploração sexual de menores.

Além das pinturas repressivas contra crimes contra jovens e adolescentes, a PRF realiza ações preventivas com encontros e atividades educativas. Policiais conscientizam motoristas, comerciantes e frequentadores de instituições de publicidade ao longo das vias sobre a importância do respeito aos direitos de jovens e adolescentes. e denúncia de processos judiciais no combate à criminalidade.

A data final da Operação Domiduca marca o Dia Nacional contra a Exploração Sexual de Crianças e Jovens. O chamado da operação refere-se à deusa romana Domitucha que, na mitologia, protege os jovens no caminho de volta para casa de seus pais.

Estradas Seguras

A Operação Domiduca é um componente da Operação Estradas Seguras para combater a exploração sexual de jovens e jovens. Coordenado por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o órgão executor reúne esforços de órgãos de segurança federais, estaduais e do Distrito Federal, entidades governamentais de outras áreas e da sociedade civil.

Os movimentos desenvolvidos por meio dos órgãos na operação vêm com ações preventivas de conscientização sobre a importância do respeito aos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – e trabalho repressivo, agregando investigações e atenção às vítimas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *