A 21ª edição da Semana Nacional dos Museus, com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, abre nesta segunda-feira, 15, no auditório do MuArq (Museu de Arqueologia). As ocasiões acontecerão nos museus estaduais até domingo (21).
O tema selecionado tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços de bem-estar e sustentabilidade. O tema é proposto anualmente pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) para o Dia Internacional dos Museus, que é comemorado em 18 de maio. O tema deste ano tem como meta 3 dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas: aptidão e bem-estar global, ação climática e vida na Terra.
A programação nacional da 21ª Semana Nacional de Museus virá com movimentos nos municípios de Bataguassu, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica e Maracaju.
Em Campo Grande, os museus e estabelecimentos são Marco (Museu de Arte Contemporânea), MIS (Museu da Imagem e do Som), Museu de Arqueologia da UFMS, Museu das Culturas Dom Bosco/UCDB, Casa da Ciência e Cultura de Campo Grande, Museu da Rede de Educadores de MS, Arquivo Público do Estado de MS, Museu José Antônio Pereira e ATRIVM/UFMS.
No interior do estado, o Museu Interativo Nelson Silva Soares (Costa Rica), o Espaço Memória Dr. Gabi e o Instituto Pantanal do Homem (Corumbá), o Museu Helena Meirelles (Bataguassu), a Casa da Memória Raída (Bonito) e o Museu Regional de Tecnologia Tamer Anna Thereza de Lima Alves (Maracaju).
A abertura está marcada para as 15h. no Auditório MuArq, na Av. Fernando Correa da Costa, 559. La conferência inaugural será sobre “Repatriação e restituição de bens culturais”, e será proferida pela Profa. Karine Lima da Costa, Historiadora e Museóloga.