Com baixa cobertura vacinal, Minas prorroga vacinação contra gripe até 31 de julho

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até 31/07 para a população ao longo de seis meses, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Dr. Fábio Baccheretti, a resolução visa ampliar a cobertura vacinal, para os grupos prioritários, que são:

– Crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, meses e 29 dias);

– Trabalhador da saúde (qualquer habilidade em serviços públicos e pessoais, em outros graus de complexidade);

– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas;

– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente;

– Caminhoneiros, transporte público rodoviário de passageiros urbanos e de longa distância; porta;

– População desfavorecida e privação de liberdade;

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em regime socioeducativo.

A meta do Ministério da Saúde para essas equipes é uma política de vacinação de 90%. No entanto, até o momento, Minas Gerais cumpriu uma política de 46,38% para essa população, estimada em 8. 518. 665 pessoas. Na organização de jovens e gestantes, a política é ainda menor, com 34,90 de centavo e 39,31 de centavo, respectivamente.

“A vacinação foi prolongada até 31/07 por duas razões, porque estamos numa época sazonal de doenças respiratórias e queremos aumentar a cobertura da população, mas também porque há um excedente de vacinas, porque a nossa organização alvo não atingiu a meta, os jovens em particular não ultrapassaram os 40% de vacinação”, disse o secretário de Estado da Saúde.

Baccheretti afirma que, com a vacinação, há um alívio não só no risco de contrair a doença, mas também nas internações e, principalmente, nas mortes relacionadas à gripe. Por isso, é incrível que outras pessoas procurem a unidade física de saúde mais próxima para se vacinar.

“A vacinação anual contra a gripe está ocorrendo desde o início de abril e, neste momento, a vacina também está disponível para toda a população com seis meses ou mais”, disse.

Novas doses

Minas Gerais recebeu até agora 7. 467. 960 doses da vacina contra a gripe. Para garantir a continuidade da cruzada até o dia 31/7, a SES-MG já solicitou milhões de novas doses ao Ministério da Saúde. Os imunobiológicos devem chegar ao estado nesta quinta-feira (1/6).

Assim que as novas doses chegarem a Minas, será realizado o procedimento de conferência, acondicionamento e separação para pronta distribuição aos municípios das unidades regionais de condicionamento.

O dever de implementar a vacinação em seus territórios é dos municípios. Recomenda-se que a população consulte diretamente o município de sua residência, com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), sobre a elaboração de planos de manejo vacinal.

Paisagens em Minas

Em março de 2023, foram 469 internações relacionadas à gripe em Minas Gerais. Em 2022, foram 3. 244 internações por gripe no estado. Neste ano, até o dia 5/5, foram registrados 4 óbitos pela doença. No ano passado, outras 132 pessoas morreram de gripe.

O vírus influenza é transmitido através de secreções do trato respiratório do usuário inflamado ao falar, tossir ou espirrar, bem como através das mãos, que, ao entrar em contato com superfícies recentemente infectadas com secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso para a boca, olhos e nariz.

Mais dados sobre os números da vacinação contra a gripe em Minas Gerais podem ser encontrados aqui.

Com a agência Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *