Minas Gerais faz parceria com o Reino Unido para o setor ferroviário

O Estado de Minas Gerais assinou um acordo conjunto com o Reino Unido para a progressão do setor ferroviário. Para MG, as ferrovias fazem parte de sua história. O estado, portanto, em minérios, tem a maior malha ferroviária do país: são cerca de cinco mil quilômetros que atravessam 180 municípios e ligam as regiões Norte e Sul.

Para que o setor ferroviário continue sendo vital para a região, é imprescindível investir na modernização e atualização contínua de tecnologias e conhecimentos. Para tanto, foi assinado um Memorando de Entendimento (MOU) entre o Núcleo de Desenvolvimento Ferroviário de Minas Gerais (NDF) e o Birmingham Centre of Railway Research and Education (BCRRE) da Universidade de Birmingham, Reino Unido.

Para o diretor de Planejamento e Economia da ABDIB, Roberto Guimarães, essa aliança é um avanço para o setor.

“A ABDIB saúda esse acordo de parceria que Minas Gerais está em processo de celebração com o Reino Unido. O maior gargalo na infraestrutura do Brasil está no setor de transporte e logística. Dentro dele está o setor ferroviário. Ainda há gargalos no setor rodoviário e outros grandes gargalos no setor ferroviário”, disse Guimarães.

Foto: Almir Ferreira/FAPEMIG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *