Minas não registra gripe aviária, mas alerta população sobre sua ocorrência

O conceito é mobilizar os avicultores, para fins publicitários ou de subsistência, para implementar medidas sanitárias que evitem a ocorrência de epidemias.

Para isso, o IMA convocou uma tourada formada pela Seapa, Emater-MG, UFMG, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Conselho Regional de Medicina Veterinária e Avimig.

Prevenção

A principal instrução é o contato desprotegido com aves que parecem doentes ou mortas.

Além disso, os avicultores serão obrigados a usar roupas de proteção e lavar as mãos com frequência, oferecer apenas água tratada às aves e permanecer em branco e desinfetar todos os itens usados para o cuidado das aves, adicionando botas, roupas e comedouros.

Você também usa malhas com um comprimento de malha de no máximo 2,54 cm para evitar que aves, animais domésticos e silvestres entrem no abrigo.

De acordo com a chefe do programa nacional de aptidão avícola, inspetora do IMA, Izabella Hergot, o objetivo dessas medidas é manter a aptidão da avicultura doméstica e mitigar os efeitos socioeconômicos de um surto concebível da doença em aves produzidas comercialmente.

“Estamos correndo intensamente para blindar o nosso estado e temos o de toda a população que terá que aderir aos comandos que temos divulgado em nossas unidades, página online e redes sociais”, disse.

Os equipamentos do WhatsApp também têm sido usados para divulgar dados sobre a gripe aviária.

“Fazemos um percentual do virtual para que ele atinja o maior número de pessoas possível. Esta é uma tarefa de todos nós”, acrescenta.

Izabella acrescenta ainda que os extensionistas da Emater-MG acompanham visitas técnicas domiciliares e reuniões com produtores desde o final do ano passado. Os técnicos do IMA também dividiram as cortinas diretamente com o produtor.

Infecções humanas

A gripe aviária pode dizimar rebanhos em um curto período de tempo, causando prejuízos econômicos aos avicultores. Considerada uma síndrome respiratória nervosa, tem patogenicidade máxima e é classificada como zoonose (transmitida de animais para humanos).

Já as infecções humanas podem ser adquiridas basicamente pelo contato com aves em condições precárias de saúde (vivas ou mortas) ou ambientes infectados (secreções respiratórias, sangue, fezes e outros fluidos liberados pelo abate de aves).

A ameaça de transmissão para os seres humanos a partir de ovos ou carne bem preparados e cozidos é muito baixa.

Notificação

O produtor rural deve estar atento aos sintomas da doença em suas aves. Os sinais de infecção pelo vírus vêm com morte súbita, depressão grave, apatia, ingestão de alimentos diminuída ou ausente e falta de coordenação motora.

Ao observar sintomas em aves, o IMA recomenda notificação pelo WhatsApp: (31) 98598-9611.

Caso o avicultor prefira assinar pessoalmente a notificação, ele pode se dirigir a um dos conjuntos do IMA distribuídos por todo o estado, ou pode ser explicado por e-mail se instalando em sua localidade neste link: http://ima. mg. passv. br/atendimento /our-sets

Fonte: Agência Minas

Patrocínio de imagem: Depositphotos

Receba gratuitamente todas as novidades do Guia Muriaé através do seu e-mail!Inscrever!

Carangola divino espera feliz eugenópolis fervedouro miraí miradouro muriaé [ ]

Além da Paraíba, Cataguases aguarda Feliz Juiz de Fora Lajinha Laranjal Leopoldina Ervália

Bom Jesus Itabapoana Campos dos Goytacazes Italva Itaperuna Miracema Nativité Porciúncula Santo Antônio de Pádua [ ]

© 2011-2023 Guia Muriaé – Política na região. Sobre nós | Termos de Uso | Política de privacidade

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, com autorização por escrito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *