O Banco do Brasil passa a disponibilizar aos pesquisadores da CAPES o acesso aos extratos dos cartões BB Pesquisa por meio do site do Banco. Antes, os beneficiários só podiam analisar a lista de despesas por meio do quiosque de autoatendimento ou solicitando a CAPES. No entanto, a novidade é destinada aos beneficiários do auxílio que possuem conta existente na instituição. “Uma das nossas considerações é que todos os pesquisadores, tendo ou não conta no Banco do Brasil, têm as mesmas facilidades”, disse Rodrigo Lamego, diretor-geral da CAPES, que ainda negocia com o banco, buscando inovações para os usuários do cartão.
Instituído em 2013, o Cartão BB Pesquisa/CAPES é utilizado pelos pesquisadores da Fundação na compra de projetos, no Brasil e no exterior. O cartão permite que o pesquisador acompanhe todas as transações, que são retiradas diretamente do saldo disponível da pesquisa. Ajuda, e facilita a responsabilidade com maior segurança.
Thiago Bastos, coordenador-geral de orçamento, finanças e contabilidade da CAPES, lembra que cabe ao pesquisador revisar periodicamente o enunciado: “se for detectada fraude, qualquer aquisição que o pesquisador não reconheça, tem 90 dias para contestá-la. Após esse período, ele terá que arcar com os prejuízos. “
A Fundação também negocia com o Banco do Brasil a criação do aplicativo para smartphone BB Pesquisa/CAPES. O manual com explicações sobre o mapa está disponível no site da CAPES.
Legenda da imagem: Item de banner e símbolo: Símbolo ilustrativo (Foto: iStock)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Trabalho (CAPES) é uma empresa do Ministério da Educação Nacional (MEC).