Gripe aviária: Rio Grande do Sul registra primeiro caso no estado, em aves silvestres

Entrar

Imposto de Renda 2023

Investir no exterior

Certo

Curso de Formação InfoMoney

Imersão de mais renda imobiliária

O animal em situação precária de saúde foi descoberto na Estação Ecológica do Taim, no sul do estado, e o local já foi fechado para visitação.

O Rio Grande do Sul registrou seu primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) em uma ave silvestre da espécie Cygnus melancoryphus (cisne-de-pescoço-preto). A confirmação foi divulgada na noite desta segunda-feira 29 por meio do Ministério da Agricultura, em nota. Um animal em situação de saúde debilitada foi descoberto na Estação Ecológica do Taim, no sul do estado, e o local já foi fechado para visitação.

Com os casos registrados ontem, sobe para 13 o número de casos apresentados em aves silvestres no Brasil, no Espírito Santo, nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares, Itapemirim, Serra e Piúma; 3 casos no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra, Cabo Frio e Ilha do Governador, e um no sul do Rio Grande do Sul.

A doença já foi conhecida em um total de seis espécies: Thalasseus acuflavidus (trente-reis), Sula leucogaster (bobo marrom), Thalasseus maximus (trente-reis), Sterna hirundo (Trinta-boreal), Megascops choliba (coruja-do-mato) e Cygnus melancoryphus (cisne-de-pescoço-preto).

O ministério informa ainda que permanece em alerta e que, com a intensificação das ações de vigilância, é “comum e acumuladas notificações de mortalidade de aves silvestres em outras partes do litoral do Brasil”.

Também confirma que o Brasil continua livre da gripe aviária nas criações publicitárias e mantém seu status de livre da doença. “O consumo de carne e ovos permanece no país”, disse, na nota.

© 2000-2023 InfoMoney. Todos os direitos reservados.

A InfoMoney preza pela qualidade dos dados e atesta a verificação de todo o conteúdo produzido através de sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz nenhum tipo de recomendação de investimento, sendo culpada de perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), preços e lucros cessantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *