As inscrições para o programa Mais Médicos estarão abertas a partir desta sexta-feira, 26, com preferência para profissionais brasileiros formados no país. O Ministério da Saúde divulgou um edital com 5. 970 vagas em 1. 994 municípios de todas as regiões do Brasil. Dessas vagas, 541 são destinadas ao Rio Grande do Sul, para 209 municípios do estado. Na Região Sul, serão 1. 079 vagas.
O programa, que visa fazer determinados atendimentos médicos basicamente em espaços com lacunas no atendimento, oferece oportunidades de qualificação e aperfeiçoamento aos profissionais, além de incentivos e benefícios para pinturas em espaços mais vulneráveis.
Além dos médicos brasileiros inscritos no Brasil que terão preferência na seleção, também poderão participar brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão ocupando cargos no Cadastro do Ministério da Saúde (RMS) nas vagas preenchidas por meio de médicos registrados no país. As inscrições seguem abertas até o dia 31 de maio e a previsão é que os profissionais comecem a funcionar nos municípios no final de junho.
Para o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, as invenções incorporadas por meio do Mais Médicos neste ano visam atrair e cotar os profissionais que participam do programa e, assim, garantir o atendimento da população e das comunidades”. O Mais Médicos disponibiliza cerca de 6 mil vagas no programa e quem participa tem a possibilidade de garantir formação em medicina de círculo familiar e rede. Nosso objetivo é que os profissionais cadastrados no Brasil preencham as vagas e por isso temos a ideia de muitas estratégias de incentivo”, afirma.
Além da oportunidade de se qualificar, todos os participantes podem obter incentivos para permanecer no programa, e aqueles que são afetados em áreas de extrema pobreza e vulnerabilidade, de acordo com a oferta pública feita, obtêm um percentual maior.
Atualmente, mais de 8 mil médicos atuam no programa Mais Médicos e o público já está aberto para preencher vagas nos últimos 4 anos, além de 1. 000 novas vagas para a Amazônia Legal. Cerca de 45% das vagas estão em regiões de vulnerabilidade social e tradicionalmente com dificuldades na oferta de profissionais. Em 2023, 117 médicos foram chamados para quadros nos Distritos Sanitários Indígenas (DSEIS), somando-se ao território Yanomami, que está em emergência física.
A expectativa do governo federal é alcançar até o final do ano 28 mil profissionais do Mais Médicos atendendo o país, basicamente em espaços de extrema pobreza. Com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão garantido atendimento médico na primeira unidade, a porta do SUS.
Como e critérios de concessão nos municípios
Para se inscrever, os profissionais só acessam o Sistema de Gestão de Programas (SGP) entre os dias 26 e 31 de maio em https://maismedicos. saude. gov. br. Após a validação da inscrição, de 1º a 5 de junho, os candidatos devem se inscrever em até duas vagas de sua preferência.
Na premiação dos profissionais, serão levados em conta critérios como qualificação, treinamento e experiência anterior na função. E, por uma questão de igualdade, será dada preferência aos candidatos que moram mais perto do emprego na Mais Médicos, aos que têm o tempo máximo desde o início e aos que são mais velhos.
Ministério da Saúde