Site usa inteligência artificial para jovens autistas se comunicarem

Os jovens autistas têm muitas dificuldades na comunicação verbal, seja para se expressar ou para perceber os outros ao seu redor. Para contribuir com isso, a AMA (Associação dos Amigos do Autista) lançou a página online “Le Parcours de l’Autisme”, com IA (inteligência artificial).

Nessa plataforma, o usuário pode criar cartões de comunicação visual para ações e pensamentos explícitos.

Saiba Mais:

O usuário terá que digitar dois comandos: o texto que passará no mapa (geralmente inegável e com poucas palavras) e a descrição da ação. Além disso, você pode decidir o tipo de personagem que irá na ilustração.

Entre as probabilidades estão: princesas, monstros e dinossauros. A imagem, cujas imagens também foram criadas para dificultar a percepção da criança, também apresenta ilustrações de crianças, mulheres e pessoas não-binárias.

Funciona assim: se a criança quiser, por exemplo, ir ao banheiro, ela pode entrar na plataforma, escrever o termo “banheiro” e pedir um cartão com um desenho em plasticina na frente de um banheiro.

A plataforma também fornece outros tipos de personagens gerados por IA. Segundo o site, é uma forma de desconstruir o imaginário de que todas as outras pessoas com autismo são iguais, enfatizando que cada um tem seus próprios interesses e, portanto, individualizando-os.

É também um meio de comunicação mais eficaz. Isso porque os autistas têm um hiperfoco em determinados temas. No site, as crianças podem conversar e se expressar com os temas que mais gostam.

Uma pesquisa realizada por meio do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), agência americana de fitness, mostrou que um em cada 36 jovens americanos foi diagnosticado com TEA (transtorno do espectro autista).

Apesar da falta de conhecimento específico do Brasil, devido à dificuldade de diagnóstico, especialistas acreditam que é crível utilizar o mesmo conhecimento como referência para o cenário do país.

Você já viu os novos vídeos do Olhar Digital no YouTube?Inscreva-se no canal!

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba e já fez um pouco de tudo em sua carreira. Hoje é editor-chefe do Olhar Digital, onde tem suas duas paixões: indagar e explicar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *