01/06/2023 11:51
Compartilhar:
Alagoas tem um tempo médio de 12 horas para abrir um negócio, o quinto menor do país. É o que destaca o boletim trimestral do estudo Mapa de Negócios, elaborado pelo governo federal, que analisa detalhadamente o ambiente de negócios no país.
Vale lembrar que o tempo de 12 horas é o menor registrado para Alagoas na hora de preparar cédulas e o menor da história do registro comercial, conforme informou a Câmara de Comércio do Estado de Alagoas (Juceal). No último trimestre de 2022, o tempo médio para montar uma empresa no estado é de 20 horas, segundo o próprio Mapa Empresarial.
O boletim afirma ainda que a média de Alagoa é 60% menor que a média nacional, registrada em um dia e seis horas (30 horas). e Mato Grosso. Sergipe, Amazonas e Paraná, além disso, utilizam sistemas evoluídos a partir da interface alagoana, o Portal Facilita Alagoas.
A classificação com os valores analisa o tempo de reação à questão de viabilidade -estudos para saber se a chamada corporativa e o local desejado podem ser utilizados- e o tempo de andamento em relação ao registro societário -realizações, geração da abertura do contrato, arquivo e estudos através da Câmara.
Durante o período de quatro meses, a duração da consulta de viabilidade em Alagoas foi fixada em 7 horas, enquanto a duração do registro foi fixada em cinco horas. Para as análises, o Mapa Empresarial considera apenas a natureza jurídica do registro das Agências Comerciais.
O presidente da Juceal, Ricardo Dória, ressalta que a divulgação externa é o momento presente na evolução da organização, que completou 130 anos.
“Em nossos estudos das facilidades e prazos da Juceal, temos de tudo: abertura, modificação, cancelamento e outros eventos, pois a mesa é orientada para oferecer o ambiente virtual mais produtivo para o empreendedor, independente do tipo de processo. Portanto, essa divulgação por meio do governo federal mostra que as ações, mesmo naqueles poucos meses, surtiram efeito. O portal Facilita Alagoas, realmente, é aquele ambiente que dá um cadastro eficiente, transparente e muito ágil”, enfatiza.
Interface de cadastro e licenciamento de empresas no estado, o Facilita Alagoas proporciona todos os avanços para a abertura de um negócio online. Além disso, a fórmula dá a opção de cadastro automático, em que o portal gera o próprio documento de incorporação, autenticando o procedimento e gerando o número do Nire e do CNPJ após a apresentação.
Ainda semelhante ao estudo, o boletim Mapa de Negócios também traz análises em relação às capitais e municípios com mais de 20 mil habitantes. Nesse sentido, Maceió é um dos destaques, com 5h. Um dos diferenciais da capital alagoana é a reação automática na consulta de viabilidade, serviço criado no início de 2020, graças a uma parceria entre a Prefeitura, a Juceal e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL).
O Mapa Empresarial é uma ferramenta que extrai dados das bases de dados do aplicativo da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Empresas (Redesim), graças à integração entre as câmaras de comércio e o tesouro federal.
Primeiro © 2011