Elmano diz que alíquota de 17% para sites é “adequada” e será implementada

O governador Elmano de Freitas (PT) avaliou positivamente nesta sexta-feira 2 a resolução da Comissão Nacional de Secretários Estaduais de Fazenda (Comsefaz) que fixou alíquota de 17% do imposto sobre circulação de mercadorias e (ICMS) para compras feitas nas plataformas online de lojas estrangeiras, como Shein e Shopee.

Aprovada nesta sexta-feira, a alíquota de 17% para solteiros atende ao pedido da Receita Federal, que pediu a unificação do imposto como componente do procedimento de regulação do setor. Segundo a análise do governador, a taxa, que é transmitida ao Ministério da Fazenda, é “adequada” e merece ser “aplicada em todo o país”.

“Temos que tomar uma decisão. A Shein vende produtos razoáveis no Brasil, mas gera empregos para outras fora do Brasil. Por isso, penso que a nossa única obsessão é criar empregos. Queremos garantir que a empresa nacional, que gera empregos aqui, que aqui vai pagar triciclo, tenha a oportunidade de competir no mercado”, disse.

“Aqui no Ceará temos um meio de produção que não pode competir com essas corporações se não tivermos um equilíbrio. Imagine que as roupas que vêm da China chegam aqui no Ceará mais baratas do que as produzidas aqui. Há outro salário, outro dia consecutivo, um grau de envolvimento não público da força de trabalho que o nosso país não tem. É obrigatório pelo menos para encaixar a competição”, continua.

“A discussão que foi posicionada na Comsefaz é como equilibrar uma carga tributária para que quem produz não esteja festejando com quem suou aqui, o empresário e empresário brasileiro”, conclui o governador cearense.

Fazemos com que o conteúdo seja gratuito para acesso exclusivo aos assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas, acesse sua conta ou assine O POVO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *