Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a edição contará com uma programação para promover a conscientização ambiental
O circuito das águas da bacia do Rio Doce – edição mariana começa nesta sexta-feira (06/02). A ocasião levará às escolas, praças e ruas do município uma série de atividades e atividades culturais para inspirar a preservação do meio ambiente e comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
“Quatro elementos, um planeta” é o mote da edição, realizada por meio da Fundação Renova, em parceria com a Prefeitura de Mariana, por meio do Ministério do Meio Ambiente. Além da água, o objetivo é a importância dos demais elementos, terra, fogo e ar, para a vida no planeta.
Por meio de estandes informativos, experiências imersivas e tecnológicas, apresentações culturais e exposições, os visitantes do circuito serão guiados por passeios que abordam a relevância de cada elemento, bem como seus principais desafios de preservação. A proposta é que, com base na ação humana, analisem o efeito dos 4 elementos em seu cotidiano e tomem uma decisão consciente: melhorar ou degradar?
Programação diversificada
A programação é de 06/02 a 06/07. As atividades terão início na comunidade de Santa Rita Durão, com caminhada ecológica seguida de piquenique e convenção sobre biodiversidade com os alunos da escola Sinhô Machado. Em seguida, a Praça da Matriz sediará o Circuito da Água Bacia do Rio Doce – Edição Mariana, com intervenções interativas sobre os 4 elementos da natureza, apresentações culturais, atividades educativas e uma área de informações sobre ações de reparação, além de um passeio virtual pelo Rio Doce e pelos municípios atendidos por meio da Fundação Renova.
No domingo (06/04), será a Praça Gomes Freire, em Mariana, a obter o circuito. Na programação, palestras, oficina sobre gestão de resíduos, simulação de chaminé florestal com bombeiros, domínio de dados sobre ações fixas, jogos e animação cultural.
Sexta-feira (02/06)
Santa Rita Durão
8h às 10h – Caminhada ecológica com os alunos da escola Sinhô Machado, com piquenique e convenção sobre biodiversidade
10h00 às 15h00 – Circuito das Águas da Bacia do Rio Doce – Edição Mariana, com atividades interativas sobre o 4 da natureza, apresentações culturais, atividades educativas e o Espaço de Informação da Reparação – Fundação Renova
Local: Praça Matriz (aberto ao público).
Domingo (04/06)
Mariana
Localização: Plaza Gomes Freire
10:00 às 12:00 – Oficina de controle de resíduos; Simulação de incêndio florestal com bombeiros
10h00 às 13h00 – Demonstração de uma Mini Estação de Tratamento de Água com SAAE
10:00 às 15:00 – Banca Tá Sabendo e Espacio Informativo Proyecto Doce Vivo – Fundación Renova
10h00 às 15h00 – Jogos com o programa Palhaço Jojoba
11:00 – Apresentação Circo Voador
11:30 – Conferência sobre seletivas com representante da Camar e sobre resíduos com Gari
13:00 às 15:00 – Oficina de controle de resíduos
15:00 – Apresentação Circo Volante
Segunda (06/05)
Mariana
8h às am – Blitz Educativa, com material informativo
Localização: Em frente ao centro de conferências
8:00 e 13:00 – Oficinas de gastronomia e compostagem e atividades de semeadura com bolsistas da Escola Cônego Paulo Diláscio
Terça-feira (06/06)
Mariana
10:00 e 15:00 – Ação educativa contra a Dengue com alunos da Escola Municipal Wilson Pimenta
Quarta-feira (07/07)
Mariana
14:30 às 17:00 – Visita guiada com estudantes de filosofia, representantes da Câmara e representantes da Secretaria de Meio Ambiente no aterro sanitário do distrito de Camargos, com palestra e palestra sobre consumo e destinação consciente de resíduos para estudantes universitários.
Sobre a Fundação Renova
A Fundação Renova é uma entidade pessoal, sem fins lucrativos, criada com o único objetivo de gerir e executar sistemas e movimentos para reparar e reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
A Fundação foi criada por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), firmado entre a Samarco, suas acionistas Vale e BHP, o governo federal e os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como o Ibama, o Instituto Chico Mendes, a Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, entorno, entre outros), em março de 2016.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fundação Renova