Mato Grosso do Sul entrou em alerta de aptidão animal devido ao acúmulo de casos de gripe aviária H5N1. O governador Eduardo Riedel (PSDB) decretou a medida, que foi publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) nesta sexta-feira (2).
Para enfrentar a situação, também foi decretada a criação do Sistema de Monitoramento, Alertas e Ações, cujo objetivo é salvar a gripe aviária H5N1 no estado. O acompanhamento será realizado por meio do Gease/MS (Grupo Especial de Atenção às Emergências Suspeitas ou Doenças Exóticas de Mato Grosso do Sul).
Decreto – O Ministério da Agricultura já havia declarado estado de emergência animal em território nacional no dia 22 de maio. Isso ocorreu depois que aves dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro foram infectadas com o vírus da GAAP (influenza aviária de alta patogenicidade).
As autoridades estão em alerta máximo e estão tomando medidas rígidas para evitar a disseminação da gripe aviária H5N1 no estado do Mato Grosso do Sul. A população também é incentivada a tomar precauções e denunciar quaisquer casos suspeitos da doença às autoridades competentes.