Filme mato-grossense vence no FALA São Chico Film Festival

Os filmes No idea that would be thus, de Meibe Rodrigues, e Esquecimento, de Uri Bezerra Soares, são os vencedores do II Festival Latino-Americano de Audiovisual de São Francisco do Sul – FALA São Chico 2023. Neste sábado (24) no CineTendaArray houve apresentação por meio de Alissa Azambuja, Diretora de Comunicação da Associação Cultural Panvision, e Marilha Naccari, Diretor de Programação da Associação Cultural Panvision. O Festival terminou com a exibição do longa-metragem convidado, Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente.

 

Nunca imaginei que o vencedor do Melhor Filme Curtas Catarinenses e Latinos fosse assim através do júri oficial. Na escolha do público, o filme mais produtivo do júri popular é Mulheres de São Chico, de Ney Inácio, produção local. Além do prêmio oficial, o júri também concedeu o Prêmio Personagem Especial a Bruno Joanne, de Allan Constancio, de Curitiba/PR.

 

Na Feira Infanto-Juvenil, o filme do júri oficial é Esquecimento, de Uri Bezerra Soares, de Cuiabá/MT. E, através do Júri Popular, a animação Flores da Macambira, feita por jovens e adolescentes da Comunidade de Macambira, em Lagoa Nova/RN.

 

O júri oficial foi composto por Cristiano Gomes, Kátia Klock, Marianna Corrêa, Marx Vamerlos angelestti e Sergio Anansi. A organização do Festival conta ainda com a exibição do filme colombiano Chagra de los angeles Vida – El Camino de los angeless Mujeres Sabedoras, de Edgar Medina Fetecua, que fará parte da programação do 27º Festival Internacional de Cinema Mercosul Audiovisual de Florianópolis – FAM 2023.

 

“Estou feliz. Gostaria de agradecer ao público por vir todos os dias, de outras cidades, aqui na Praia da Enseada, de outros bairros, aos apoiadores e parceiros locais que estiveram juntos, aos financiadores FullPort Operação Operação Portuária Operação e Armazenagem, Norsul e Rocha Terminais Portuários e Logística, a principal patrocinadora ArcelorMittal Vega e a Prefeitura, pois este é o primeiro ano que vai se posicionar junto à Panvision. O FALA é de São Francisco do Sul. Je precisa da cidade ser um centro de cinema, para as produções virem e serem filmadas aqui”, disse o diretor executivo da Panvision, Tiago Santos.

 

Marilha Naccari agradeceu à equipe, aos voluntários e aos membros da Associação Cultural Panvision, que tem 27 anos de história. “Essa união com o público, com a equipe, enche nossos corações, faz nossas vozes tremerem. Teremos dias melhores porque estamos juntos sentimos isso nessa rede que nos acolheu tão bem”, disse. Alissa Azambuja agradeceu o espaço lotado durante esses 4 dias e expressou o desejo de que o Festival continue.

 

“Eu preciso agradecer ao universo e aos que vieram aqui antes de mim, é graças a eles que eu interfiro aqui. O valor é para cada um de vocês, na história da sua vida. A minha pode ser mais uma história” de dor e tristeza ou servir de força para todos. Onde quer que eu vá, vou dizer: ‘Ganhei meu prêmio no FALA São Chico'”, disse emocionada a diretora Meibe Rodrigues.

 

“Esse prêmio é da minha família, da minha cidade, do meu estado, da minha universidade e do meu irmão Miguel. Juro que não pensei que receberia um prêmio tão cedo”, comemorou Uri Bezerra ao lado do pai no palco.

 

“Quando soubemos desse festival, tivemos uma grande preferência por estar aqui, precisamos continuar fazendo o que nos une como latino-americanos”, disse o diretor Edgar Medina Fetecua, acompanhado do fabricante Miosotis Mahecha. Ney Inácio agradeceu a reação do público. à história da pescadora Malvina e disse que pretendia fazer uma trilogia para constituir outras mulheres de São Francisco do Sul. O filme Bruno Joanne teve como constituintes Sandy Dainelli e Elisangela Avelar, integrantes do círculo de parentes da equipe.

 

Os filmes vencedores ganharam o troféu Panvision e o Prêmio Sócio Apoiador Corporativo de quase R$ 50 mil.

 

No total, o FALA São Chico exibiu 26 filmes de nove países, selecionados entre apenas 400 inscrições. A programação contou com apresentações artísticas culturais, Palco Aberto, Feira Junina, 40 horas de oficinas educativas do FALA São Chico e movimentos do corredor da cidade nas comunidades. Além do CineTenda, o Festival também foi realizado na EEB Professor Nicola Baptista e no Instituto Federal de Santa Catarina.

 

O FALA São Chico 2023 é produzido no âmbito da lei de incentivo à cultura, tem hospedagem oficial no Hotel Turismar, em aliança com empresas especializadas em audiovisual, DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Navega e Naymovie. Com a instituição da Associação Empresarial São Francisco do Sul e do Instituto Federal Catarinense. Apoio à operação e garagem do porto FullPort, Terminais portuários e logística Norsul e Rocha. Patrocinado pela ArcelorMittal Vega, por meio da Fundação ArcelorMittal. Organizado por meio da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, da Câmara Municipal de São Francisco do Sul, da Associação Cultural Panvision e do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

 

Acompanhe o Festival nas redes sociais https://falasaochico. com. br/ e @falasaochico.

Grupo Gazeta reúne carros de comunicação combinados em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, o jornal de maior circulação e influência do estado. A organização inclui as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10. 1, TV Pantanal 22. 1, Instituto de Pesquisa Gazeta Dados, Gráfica Millenium e o portal virtual Gazeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *