Turistas estrangeiros de 21 países visitaram Mato Grosso no ano passado em busca de negócios e eventos, aventura e ecoturismo. O conhecimento está contido no mapa do turismo estrangeiro, elaborado por meio da Embratur (Agência Brasileira de Promoção do Turismo Internacional). Os turistas visitaram 18 dos 141 municípios do estado: Aripuanã, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Curvelândia, Lucas do Rio Verde, Mirassol d’Oeste, Nobres, Poconé, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.
De acordo com o levantamento, os visitantes de Mato Grosso falam basicamente inglês, espanhol, alemão, italiano, francês e mandarim e vêm da Argentina, Canadá, Cazaquistão, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Alemanha, França, Israel, Itália, Japão, Portugal, Rússia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia, Reino Unido e Estados Unidos.
O subsecretário de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Felipe Wellaton, disse que uma das táticas para atrair mais turistas estrangeiros para o estado é promover Mato Grosso em feiras industriais e rodadas de negócios com operadores. “O turismo é um setor estratégico para a economia do Estado, gerando emprego e renda. Esses estrangeiros consomem na indústria local dos municípios, colhendo benefícios de toda uma cadeia econômica em hotéis, restaurantes e bares, guias turísticos, locadoras de veículos, entre outros”, afirmou, à assessoria de imprensa.
Só Notícias é o primeiro jornal online do interior de Mato Grosso, distribuído há 23 anos com informações.