A Receita Federal publicou nesta sexta-feira (23) a consulta do 2º lote de restituições do imposto sobre a fonte. As pessoas contempladas com a devolução receberão os valores nesta sexta-feira (30) e o dinheiro irá diretamente para a conta informada no momento da elaboração do extrato.
Em Mato Grosso do Sul, os valores desse lote chegam a R$ 104 milhões distribuídos a 74,2 mil contribuintes. Além dos grupos de precedência, também entram nesse grupo aqueles que utilizaram o pré-preenchimento ou optaram por obter o retorno por meio do PIX. lote.
O primeiro lote pagou 53. 746 contribuintes, que receberam um total de R$ 100. 149. 653,85 do fisco federal.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página do Imposto de Renda na internet, clicando aqui. Lá, clique em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar Restituição”.
Além disso, a página apresenta regras e canais para prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa do valor da declaração. Caso identifique peças pendentes na declaração, o contribuinte pode solicitar a declaração, solicitando qualquer informação.
A La Receta também oferece um aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar dados sobre a liberação de restituições do IRPF e o prestígio do registro de um CPF.
O lote está previsto para o dia 30 de junho. No entanto, outras restituições de IR serão feitas nas seguintes datas:
O pagamento da restituição recai sobre a conta bancária indicada na fonte da declaração do Imposto de Renda diretamente ou por meio da indicação de uma chave Pix. O primeiro lote pagou em 31 de maio – último dia para se entregar ao Leão.
Se por alguma explicação do motivo pelos quais os créditos não são feitos (por exemplo, a conta registrada foi desativada), os valores devem ser retidos para reembolso em até 1 ano junto ao Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão deve reprogramar os créditos dos valores de forma indiscutível e rápida por meio do portal BB, acessando esse endereço ou ligando para a Central de Relacionamento BB nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800- 729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para surdos).
No entanto, caso o contribuinte não restitua o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deverá enviar sua solicitação por meio do Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Declarações > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitação de restituição não recolhida na rede bancária”.