Brasil e Portugal discutem intercâmbio de dados e projetos nas áreas de mineração e energia

da editora

O ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, se reuniu nesta terça-feira (27/6) com o ministro do Meio Ambiente e Ação Climática de Portugal, Duarte Cordeiro, em Lisboa, onde discutiram a criação de equipes de execução para a troca de dados e projetos nas áreas de mineração e energia, além da prospecção de novos negócios e investimentos entre os dois países.

Silveira trabalha horas no país e tem se reunido com empresas portuguesas de energia e mineração para atrair novos investimentos para o Brasil. “Seguimos buscando novos investimentos, gerando empregos e uma fonte de renda para nossa população, além de consolidar o país como protagonista. da transição de poder”, disse o ministro Alexandre Silveira.

Os ministros se tornaram mais complexos na discussão para a criação de equipes de execução voltadas à progressão e implementação de cooperação institucional, técnica e clínica para a implementação conjunta de programas, projetos e atividades.

No campo da energia, por exemplo, estão sendo feitos esforços para identificar projetos de geração de energia renovável e sistemas e iniciativas de energia elétrica, além da integração de energia elétrica renovável na rede e armazenamento de energia.

Na área de mineração, o objetivo é a expansão da produção mineral, como no processamento de lítio e outros minerais críticos, na produção de peças de reposição e baterias e estudos sobre situações regionais de infraestrutura e logística.

Cidades inteligentes

A delegação do Ministério das Cidades preencheu a agenda, no dia 27, em Lisboa e no concelho de Cascais, para conhecer os relatórios do país europeu sobre povos sábios e ecossistemas de inovação visando o desenvolvimento urbano sustentável.

O primeiro impede no Audax, o centro de inovação e empreendedorismo do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, que é uma instituição de ensino universitário pública, criada em 1972. A universidade colabora no desenvolvimento, inovação e modernização tecnológica de organizações públicas e pessoais, emergindo projetos de integração e inclusão entre cidadãos e governos no campo do saneamento e habitação.

O ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou a importância de buscar novos relatórios na caixa das cidades sábias. “Vamos ter interação nas negociações, dentro do Programa de Capacidade do Ministério, com o ISCTE, para enviar esses dados para que as nossas câmaras municipais tenham de o fazer”.

De seguida, a comitiva reuniu-se com a Agência DNA Cascais, uma associação sem fins lucrativos, ligada à Câmara de Cascais, cujo objetivo é promover o desenvolvimento económico, a modernização e a inovação do concelho nas suas áreas da saúde, transportes, energia, segurança, planeamento urbano. vida, escolarização dos jovens e empreendedorismo sustentável, entre outros.

Cascais é uma cidade com um ponto alto de vigilância, tecnologia, para obter dados vitais para a gestão pública, como os hábitos dos cidadãos, a utilização do estacionamento público, a fonte de energia e a frequência dos autocarros.

Ainda no dia 28, Jader Filho participou do XI Lisbon Legal Forum, compondo o painel “Desenvolvimento e Responsabilidade Socioambiental na Economia Global”.

Turismo

Além disso, a Nest e a EmbraturLAB, centros de inovação em turismo fundados em Portugal e no Brasil, assinaram um acordo de parceria nesta terça-feira (27) para trabalharem juntos em métodos de incentivo às startups de turismo. A assinatura do Memorando de Intenções decorreu na Escola de Hotelaria. e Turismo de Lisboa.

“O Nest já é um dos maiores centros de inovação turística do planeta, e o EmbraturLAB, em poucos meses de operação, já estabeleceu alianças, se conecta com a vanguarda máxima no turismo estrangeiro, já que o Nest é um exemplo de sucesso com resultados rápidos. Essa parceria é um passo para ampliar a capacidade de entrada de turistas estrangeiros no Brasil”, disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Na assinatura do MoU de Intenções, o diretor executivo do Centro de Inovação para o Turismo em Portugal, Roberto Antunes, destacou a importância de fortalecer um destino para atrair novos visitantes. “As redes sociais são usadas para divulgar novas oportunidades. de destinos turísticos, e é também uma forma de estes dados terem sucesso no setor, como reação ao investimento feito”, diz Antunes, que reforça ainda a importância do turismo para “a criação de emprego e o alívio das desigualdades”.

A primeira ação conjunta entre os dois estabelecimentos é a parceria para o “BoostX Scale Up”, feito para corporações em fase de escalada no exterior. As inscrições para aceleração de resposta líder do setor estão abertas até 7 de julho de 2023 e podem ser enviadas no site: http://www. boostx. pt. Nesta primeira fase, serão decididas 10 empresas que terão a oportunidade, a convite do programa, de participar gratuitamente nos “Innovation Days” em Portugal.

Vários representantes do brasileiro estão em Portugal, com agendas de quadros paralelas ao Fórum Jurídico, que tem como foco governança e constitucionalismo virtual. Na pasta da Justiça, o ministro Flávio Dino assinou um acordo de cooperação em segurança pública em Lisboa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *