A reformulação do objetivo das instalações de hospedagem e a adoção de um plano de controle de resíduos, concederam ao Hotel Paraíso das Águas, localizado no município de Bonito (MS), o certificado “Lixo Zero”. É importante ressaltar que, para conquistar o selo, as corporações precisarão implementar práticas inteligentes que resultem em efeitos sociais, ambientais e econômicos positivos.
Vale acrescentar que a certificadora é a única do país credenciada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, além de gerenciar a certificação e a Academia Lixo Zero. Em parceria com a Co. Circulaire, amplie a metodologia Zero Waste International Alliance (ZWIA), criada nos Estados Unidos.
Na opinião da coproprietária do hotel, Silvia Schmidt, essa popularidade é motivo de grande satisfação, pois é resultado de um trabalho que preocupou toda a equipe e que começou há 3 anos. o método no início da pandemia de Covid-19, devido às restrições de condicionamento físico e fechamento de negócios.
“Foi um cenário inusitado ter que fechar um estabelecimento de publicidade. Por outro lado, tivemos tempo para pensar no que é importante, já que estamos em um caminho de destruição do planeta e que teremos que substituir com urgência”, diz a empresária.
Outra pesquisa que reforçou a preferência de Silvia em participar da certificação Lixo Zero foi o uso indevido do termo “sustentável”. “Teremos que dissociar o símbolo do não perene da falta de qualidade. na natureza do negócio. Portanto, ser sustentável raramente é apenas reciclar. Essa ação é importante, mas deve ser realizada de forma efetiva, levando em consideração o meio ambiente, a capacidade monetária da empresa e a qualidade de vida. dos funcionários”, disse.
Sobre a Certificação Lixo Zero
Ressalta-se que para obter a Certificação Lixo Zero, é obrigatório o atendimento a diversos pré-requisitos, desenvolvidos através da International Zero Waste Alliance, para que possam ser implementados e em qualquer status quo ou evento.
Assim, o principal objetivo é verificar se o controle de resíduos falsificados da empresa é realizado corretamente, graças a uma fórmula de avaliação desenvolvida pelo Instituto. Portanto, uma atribuição com essa certificação demonstra aos clientes, fornecedores, colaboradores, investidores e competência que se destaca por meio de práticas positivas que visam o respeito ao meio ambiente e à comunidade local.
Silvia lembra das instalações da Ciclo Azul, startup especializada em gestão de resíduos sólidos, consultoria ambiental e desenvolvimento de trabalhos técnicos. “Durante a primeira avaliação, descobrimos que nosso ponto vulnerável era a geração de resíduos, afinal, trabalhávamos com um serviço de hospedagem. No entanto, após a adoção do plano de ação, conseguimos um alívio significativo no volume, o que já nos rendeu a chancela inicial do programa Lixo Zero”, explica.
No entanto, é obrigatório esclarecer que a avaliação desse selo vai muito além da geração de resíduos. No caso de Paraíso das Águas, a auditoria realizada em maio avaliou os seguintes critérios: redesenho, reaproveitamento e reutilização, compostagem, reciclagem, logística oposta, 0 políticas de resíduos, inovação e monitoramento.
Certificado em mãos, o objetivo da empreendedora é organizar os movimentos e sistematizá-los, para que possa idealizar e lançar novos projetos. Silvia já contempla outras estratégias vitais, como a pegada ecológica. método que avalia os efeitos da ação humana sobre o meio ambiente.
“Trabalhar com pegadas não é uma tarefa simples, pois elas estão interligadas e avaliam: indicadores ecológicos, hídricos e de carbono (CO2). Por isso, agora que conquistamos a certificação Waste Zero, é fundamental manter a equipe focada, consolidar a reposição de mentalidade e comportamento”, finaliza.
Serviços
O Hotel Paraíso das Águas oferece aos viajantes com mais de 27 anos, no domínio central do município de Bonito (MS). Para mais informações sobre as nossas condições de alojamento, por favor faça uma escala no site.
O endereço é Rua Coronel Pilad Rebuá, 1884, Bonito. Mato Grosso do Sul. Brasil. Telefone (67) 99104-6100 / 99115-5610.