Eles chegaram ao Acre, na tarde desta sexta-feira, 16, por meio de transporte aéreo, duas incubadoras e 3 berços de aquecimento, fornecidos pelo Governo de Minas Gerais (MG).
A Região Norte enfrenta um aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), doença que atinge principalmente crianças e idosos. O novo dispositivo atenderá unidades de terapia intensiva pediátrica e ITAs.
O pedido feito pelo governo do Acre, pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) faz parte das medidas de ampliação de leitos e enfrentamento de síndrome gripal no estado.
“Em nome do governador, Gladson Cameli, agradecemos ao Governo de Minas Gerais, em nome do secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, que atendeu temporariamente ao nosso chamado, doando cinco aparelhos para sustentar a vida de jovens que sofrem de síndrome respiratória grave”, disse o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.
O embarque desse dispositivo foi feito em uma aeronave pertencente ao Corpo de Bombeiros de MG, operada por meio do Serviço Avançado de Suporte Aéreo de Vida (AVSS).
Para o secretário de Saúde de MG, Fábio Baccheretti, o trabalho em rede fortalece o controle da fórmula fitness unificada (SUS) em todo o país. “Isso aconteceu depois do toque do secretário de fitness do Acre, Pedro [Pascoal], e nós controlamos a articulação dessa doação com a Fhemig [Fundação Hospitalar do Estado de MG]”, disse.