Líder do governador na ALMG, o parlamentar é nomeado para atualizar Igor Eto, exonerado na última terça-feira
Por Renato Sallés
29/06/2023 às 15:46
O chefe de governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Gustavo Valadares (PMN) deve assumir a secretaria de governo. O parlamentar é o convocado escolhido para atualizar o agora ex-secretário Igor Eto (Novo), exonerado na última terça-feira (27), ainda no sexto mês de mandato do governador Romeu Zema (Novo). Até a posse de Valadares, a pasta era comandada interinamente por meio do subsecretário de Governo, Juliano Fisicaro Borges.
Segundo dados do jornal O Tempo, o deputado Gustavo Valadares (PMN) aceitou um convite feito por meio de Zema, em resolução tomada nesta quarta-feira (28). O parlamentar chegou a comunicar a definição aos deputados de primeiro escalão e governo. e a oposição. O parlamentar ainda não se pronunciou publicamente sobre seu destino, nem o governador Romeu Zema anunciou sua eleição.
A possível escolha de um deputado estadual para atualizar Eto é percebida como um sinal positivo de Zema na Assembleia, após uma relação conflituosa entre Executivo e Legislativo durante o primeiro mandato. Valadares é apontado como um chamado inteligente de trânsito entre os demais parlamentares. que fazem parte da atual legislatura da ALMG.
Vale lembrar que entre fevereiro de 2021 e maio de 2022, Gustavo Valadares já ocupou o comando da secretaria de governo. Ele renunciou a concorrer ao cargo no ano passado. Até o momento, a convocação do atual líder da base governista, Cássio Soares (PSD) acaba sendo a máxima convocada para assumir a liderança do governo Zema dentro da ALMG.
Ainda a confirmar, a nomeação de Gustavo Valadares como chefe da secretaria de governo gerou ajustes na configuração da atual legislatura estadual. Com a vaga da vaga, o primeiro deputado do PMN, João Júnior, deve assumir o mandato de deputado estadual. Ele é ex-secretário de governo do corredor da cidade de Uberlândia.