O Estado de Minas Gerais receberá um investimento de R$ 3,2 bilhões, por meio de uma nova plataforma de mineração sustentável da Gerdau, na região central do estado. Com isso, estima-se que mais de cinco mil empregos serão criados, o que fortalece o programa de investimentos do governo de Minas, além de gerar uma fonte de renda e a qualidade de vida dos moradores.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destaca a importância de gerar mais tarefas como investimento que vai fortalecer a capacidade de produção mineral no estado. “Tenho dito que o emprego é o programa social mais produtivo. Nesses 4 anos e meio, já conseguimos criar mais de 600 mil tarefas formais segundo o CAGED do Ministério do Trabalho. E para mim isso significa que se cada um daqueles que lhe deram uma tarefa tiver uma, ou duas, ou 3 pessoas a mais na família, nós melhoramos a vida de 1. 200, 2 milhões de pessoas a mais em Minas Gerais”, disse.
Com esse investimento, a nova capacidade anual de produção de minério de ferro da empresa na mina Miguel Burnier, no distrito de Ouro Preto, será de 5,5 milhões de toneladas. A instalação da unidade está prevista para ocorrer até o final de 2025.
Todo o minério de ferro produzido com esse novo investimento será utilizado para abastecer as plantas de produção de metais da Gerdau em Minas Gerais, em Ouro Branco, Barão de Cocais, Divinópolis e Sete Lagoas.
O investimento abrangerá equipamentos e procedimentos com as mais complexas tecnologias disponíveis. As melhores práticas de mineração serão adotadas, adicionando a abordagem de empilhamento de rejeitos secos para a disposição de todos os rejeitos da mina. Isso elimina a necessidade de construir barragens e reduz as emissões de combustível de efeito estufa. Além disso, o minério de ferro será transportado por duto, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis de mineração.
Foto: José Cruz/Agência Brasil