O prazo para os produtores rurais concluírem a atualização cadastral e a declaração semestral de rebanhos de 2023 termina no dia 30 de junho. Em Pequim, a taxa de entrega é de 85,55% e, no Pantanal, de 82,18%, segundo o Iagro Defesa Agrossanitária e Vegetal).
De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, o prazo já foi prorrogado em resposta a um pedido dos próprios fabricantes. Explicou ainda que a notificação é obrigatória para criadores de animais de criação e outros animais como galinhas, pintadas, gansos, patos, perus, ratites, perdizes, aves destinadas à produção de carne ou ovos (ornamentais/silvestres), codornas, porcos, cabras, ovelhas, cavalos, burros, mulas, abelhas, bichos-da-seda e animais aquáticos.
“A pedido dos produtores, o nosso Iagro prorrogou o prazo até 30 de junho para fazer o recadastramento, atualizar o cadastro e reivindicar o rebanho. Vale lembrar que esse cadastro terá que ser feito mesmo que o usuário não tenha uma fazenda. rebanho de animais. Qualquer tipo de animal em sua propriedade, (como) cavalo, peru, galinha, vai querer registrá-lo. Se não o fizer, receberá uma multa de cem Uferms, que hoje corresponde a R$ 4,8 mil. Contamos com o produtor rural para a libertação do estado de Mato Grosso do Sul para marchar em direção ao prestígio físico da febre aftosa sem vacinação”, disse.