O governo de Roraima participa nesta semana da 11ª edição da Fita (Feira Internacional de Turismo da Amazônia), a maior feira de turismo da região Norte do Brasil, que será realizada de quinta-feira 15 a domingo 18 em Belém (PA).
A ocasião é organizada por meio do Governo do Pará e este ano tem como tema “Turismo e bioeconomia, um novo paradigma para a Amazônia”.
A Fita foi idealizada com o objetivo de ser a maior ocasião para receber turistas estrangeiros na região amazônica, reunindo outros estados e representantes de países amazônicos vizinhos. A assembleia discute a perspectiva do turismo e produções afins, destacando tendências na busca de respostas para o desenvolvimento sustentável regional.
O diretor de Turismo da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Bruno Muniz, explicou que o Governo de Roraima estará presente na 11ª edição da feira estrangeira no estande da RAI (Estradas Integradas da Amazônia). Na ocasião, a equipe do Detur permitirá a integração regional e disponibilizará mais de cem rotas que hoje fazem parte do portfólio do Estado, além de operadores locais.
“As RAI são uma idealização de Roraima e reúnem todos os estados da Região Norte em uma iniciativa de divulgação turística incorporada às grandes ocasiões do país. Nesta edição da Fita, vamos oferecer os nossos roteiros de pesca desportiva, etnoturismo e turismo de natureza, que é o tema do ano no ciclo de promoção”, disse.
Além das entidades oficiais de caminhadas, a feira reúne agentes combinados, redes hoteleiras, operadores de excursões, empresas de navegação, investidores artesanais e comerciantes da indústria de alimentos e bebidas.
Revista
Com expectativa de 50 mil pessoas, a Fita também será uma plataforma de divulgação da revista “Roraima: um destino, mil roteiros”, que foi elaborada por meio da Secretaria de Comunicação Social do Governo para divulgar as belezas fitoterápicas, possibilidades e rotas de atrativos turísticos em outras partes do estado. Em breve, a obra será divulgada oficialmente, seja em versão física ou virtual.
A equipe de Roraima auxiliará o público visitante e os agentes e operadores localizados em Belém no modelo de turismo local.
“Hoje temos voos para Belém, então a aventura é muito rápida e pontual. Tocamos participantes e agências para lhes proporcionar esse novo produto turístico que é Roraima, que esse jovem destino entrega ao mercado e que vem sendo discutido através do Ministério do Turismo como uma tendência no setor. Continuamos aquecendo, domando a área e introduzindo novos produtos, sejam clássicos ou novos”, disse Muñiz.
Rotas
Na sexta-feira, dia 16, Roraima participa de uma assembléia com membros dos Caminos Integrados de la Amazonía, e a programação a ser discutida inclui uma série de movimentos a serem trabalhados ao longo do ano. Nesta ocasião, o Governo vai propor que o tema do próximo anuário se debruce sobre o “turismo cultural”.
“É um caminho para a nossa identidade, nossas manifestações e toda a riqueza cultural que localizamos na Amazônia”, acrescentou Muñiz.
Calendário
O La Cinta está instalado de 15 a 18 de junho no Centro de Convenções Hangar, em Belém, com entrada gratuita.
Serão 4 dias de incentivos ao turismo amazônico com criatividade, tendências, experiências, geração e sustentabilidade. Detalhes da programação podem ser conferidos no site oficial da feira.