Sexta-feira terá chuvas fortes e trovoadas no norte do Rio Grande do Sul

Nesta sexta-feira (23), espaços de instabilidade avançam via Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No território gaúcho, o dia terá muitas nuvens, muitas localidades terão aberturas transitórias de sol.

A maior instabilidade é esperada para a metade norte, onde as fortes chuvas estão ameaçadas. Os maiores volumes de chuva são esperados entre o noroeste e o norte do estado, com marcas entre 50 mm e cem mm em alguns pontos. A chuva é acompanhada de trovoadas e a ameaça de tempestades remotas não está excluída.

Na metade sul, há previsão de chuva fraca ou garoa isolada. O dia está úmido e a temperatura não sobe muito devido à instabilidade. Na maior parte do estado, as temperaturas estarão no nível de quinta-feira, com leve tendência de alta.

Em Porto Alegre, o dia começou chuvoso com o sol aparecendo entre as nuvens à tarde. A mínima será de 15°C e a máxima de 20°C.

Nos próximos dias, uma massa de ar quente cobrirá várias províncias do centro e norte da Argentina, Uruguai, Paraguai e sul do Brasil, causando muito mais dias do que o esperado para esta época do ano. A MetSul Meteorologia projeta vários dias seguidos com temperaturas acima da média em porções máximas do estado, pelo menos até o meio da semana.

O ar mais quente nos próximos dias será acompanhado de umidade, o que fará com que muitas tardes sejam sufocantes. Ainda haverá períodos de instabilidade com chuva intercalada com sol. Os modelos digitais esperam temperaturas máximas de 27 a 29 °C em algumas tardes em algumas partes do estado, como noroeste, Grande Porto Alegre e vales. Em uma média antiga, as temperaturas para esta época do ano chegam a 19 ºC e 20 ºC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *