Assine nossa newsletter
A rede pública de ginástica fornece o diagnóstico correto e o remédio com medicamentos obrigatórios.
No âmbito do Dia Nacional do Diabetes, comemorado nesta segunda-feira (26/06), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) reforça a importância do remédio para evitar dores de cabeça da doença, já que, no município, até maio deste ano, mais de 230 mil pessoas foram cadastradas com diagnóstico de diabetes mellitus em clínicas da família e academias municipais.
A doença, considerada crônica, é causada pela produção inadequada de insulina no organismo, hormônio que regula a glicemia. Pode ser do tipo 1, tipo 2 e gestacional. A primeira é mais recorrente em jovens e adolescentes, devido à não produção de insulina, que provoca um acúmulo de açúcar no sangue. O timing é a categoria de topo não incomum, especialmente entre adultos obesos e sedentários. A 3ª pode de 3% a 25% de todas as gestações. Outros casos ocorrem em decorrência de outras doenças, como a pancreatite.
A SMS disponibiliza consultas, exames, atividades educativas e medicamentos para promover a qualidade de vida da população. A médica de família e rede Amanda Pimentel, da Clínica da Família Izabel dos Santos, alerta para a importância de estar atento aos principais sintomas do diabetes tipo 1 e tipo 2. Perda de peso, visão turva, formigamento nas mãos e pés, pele seca, entre outros sintomas também podem ocorrer.
Até o final de 2022, mais de 185 mil cidadãos estavam inscritos no programa SMS. As equipes de ginástica da cidade estão abastecidas e fornecem todos os medicamentos e insumos, como insulina, seringas, medicamentos orais, aparelhos e tiras. A orientação é que os pacientes apresentem documento com foto e prescrição para retirada da medicação. Ter uma prescrição é passar por um serviço.
“O Dia Nacional do Diabetes é uma necessidade para conscientizar sobre o remédio adequado da doença e a prevenção das sequelas que a consequência pode ter. Também teremos que estar atentos ao desejo de ter uma alimentação saudável e praticar atividade física normal”, recomenda o círculo de familiares e médico da rede.
O município conta com 237 unidades de atendimento, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, algumas com horário estendido e aos sábados. Para localizar a unidade mais próxima da sua casa, basta o Onde Ser Attenido(https://prefeitura. rio/onderatendido).
Salve meu nome, endereço de e-mail e neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Δdocument. getElementById( “ak_js_1” ). setAttribute( “value”, ( new date() ). getTime() );
Olá! Você se inscreveu para receber a newsletter Diário do Rio, o único jornal cem por cento independente do estado e terá que ler para todos que amam o Rio. Se, por acaso, alguém sugerir seu e-mail sem o seu consentimento, pedimos desculpas antecipadamente e reiteramos que não é assim que devemos trabalhar. Para remover sua chamada da lista, basta responder a este e-mail. Após o cadastro, você começará a receber diariamente as principais notícias do Rio de Janeiro. O boletim é enviado todos os dias às 6h30, com as principais notícias publicadas no Diário do Rio. Política, Economia, Agenda, Gastronomia, Turismo, Serviços e muito mais podem ser encontrados em nossa página online www. diariodorio. com Obrigado por se inscrever !abs Equipe do Diário do Rio