Os usuários que possuem a placa de fórmula existente, operada através da Riocard, não querem se preocupar, pois ela continuará sendo aceita e vendida nas estações do BRT.
Além dos caixas eletrônicos em postos e terminais, serão sete temas de atendimento Jaé espalhados pela cidade neste primeiro momento: Centro Administrativo de São Sebastião (Prefeitura) – Cidade Nova; Sítio da RioLuz, Rua Voluntários da Pátria – Botafogo; Terminal Paulo da Portela – Madureira; Terminal Jardim Oceânico e Terminal Alvorada – Barra da Tijuca; Terminal de Campo Grande; e Terminal Santa Cruz.
Mais seis postos de combustíveis serão criados até que a nova fórmula de bilhetagem virtual seja totalmente implementada na cidade.
A previsão é que a nova fórmula comece a operar nos demais modais regulados pelo município (ônibus convencionais, vans e VLT) em outubro deste ano. Após a implementação, começará uma era de transição entre a fórmula a ser substituída e a nova, para prejudicar os passageiros.
Durante esta fase de transição, que deverá prolongar-se até ao início do próximo ano, os cartões Riocard continuarão a ser aceites em todos os modos de transporte público municipal.
Em nota, o corredor da cidade fala sobre finalizar uma “caixa preta” incompleta da fórmula e explica como é a geração.
Inédita nas capitais brasileiras e já seguida em diversos países, essa nova fórmula dará ao município mais controle sobre a cobrança das tarifas e o monitoramento da demanda de passageiros. Dessa forma, permitirá a transparência monetária, a elaboração de planos com conhecimento confiável e a melhoria dos serviços de expedição.
Além do cartão físico, os passageiros poderão pagar o preço da passagem pelo celular, usando um código QR ou NFC. Os usuários podem baixar o aplicativo Jaé, já disponível nos sistemas Android e IOS, ou acessar a página online para criar uma conta. Através do aplicativo é possível visualizar o saldo, status da conta, recarga, solicitação, bloqueio, cancelamento e solicitação de segunda via do cartão.
Note-se que, neste novo sistema, o saldo não expira. Não há um prazo definido para o usuário utilizar o crédito.
O novo Bilhete Digital faz parte do processo de reconstrução do transporte público da cidade. A requalificação da fórmula do BRT foi a principal, com destaque para a aquisição de 561 novos ônibus, a reforma de estações, a reestruturação da pista de concreto da Transoeste e a transformação de 4 estações da Transoeste em terminais. Também está em andamento a conclusão da Transbrasil e da estrutura do Terminal Gentileza, que integrará o BRT com o VLT e ônibus municipais para o transporte coletivo.
Outro destaque é o acordo jurídico firmado entre a Prefeitura do Rio, a Procuradoria Geral do Estado e consórcios de operadoras de ônibus, que permitiu a realização de rotas de ônibus na cidade. Esse reforço da operação representa a reativação de mais de 630 pontos de ônibus em 18 bairros. .
Adamo Bazani, jornalista marítimo