Assine nossa newsletter
O objetivo do “Projeto Arco-Íris” é proporcionar uma técnica respeitosa e sem julgamentos às redes de atendimento físico número um do Rio.
No âmbito do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA, celebrado nesta quarta-feira (28/06), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) destaca a importância da hospitalidade nas academias municipais. A data tem como objetivo divulgar visibilidade e conscientizar sobre direitos básicos equivalentes. A SMS investe na capacitação de profissionais, oferecendo serviços especializados para o delicado atendimento desse grupo.
Por exemplo, o Projeto Arco-Íris, que nasceu para inspirar a criação de um ambiente acolhedor para pessoas LGBTQIA. A ação recebe educação do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRFCR) do município, que capacita cidadãos e profissionais que atuam na linha de frente das redes. para que eles tenham os equipamentos e habilidades para os usuários.
Para Natasha Stefani, médica do círculo de familiares e da rede e preceptora do CFMRP, a iniciativa se propõe como uma porta de entrada e promete o acesso à ginástica no sistema público, um direito fundamental e fundamental para essa população.
“Depois de quase um ano executando o projeto Arco-Íris, ficamos com 40 pessoas. Entender as especificidades dessa população, acolhê-la com relação à identidade de gênero, orientação sexual e pronomes ao gosto da pessoa, é o que terá que ser feito em todos os níveis. de aptidão física no SUS”, diz o médico.
A atribuição oferece oportunidade para atendimento integral, avaliação da aptidão intelectual, círculo de familiares e problemas sociais, pedidos de revisão, entre outros serviços. A iniciativa acontece todas as quintas-feiras, das 8h às 12h, na Clínica da Família Anthidio Dias da Silveira, no Jacarezinho, e às sextas-feiras, também das 8h às 12h, na Clínica da Família Assis Valente, na Ilha do Governador.
A SMS confirma que há planos de expandir o atendimento para outros espaços da cidade. Segundo Natasha Stefani, pessoas trans, travestis e não binárias são as que mais presenciam a ação.
A superintendente da Subsecretaria de Promoção, Atenção Básica e Vigilância em Saúde do Município do Rio de Janeiro (SUBPAV), Larissa Terrezo, destaca o desejo de combater a LGBTfobia: “O Dia do Orgulho LGBTQIA é fundamental para nos lembrar que teremos que garantir o respeito à liberdade de orientação sexual e identidade de gênero. Em termos de saúde, estamos envolvidos no acesso e atenção integral para todos, contribuindo para a estruturação de uma sociedade igualitária e preconceituosa”.
Deve-se notar também que os centros de atendimento número um estão oferecendo testes imediatos para sífilis, hepatites B e C e HIV. Além disso, algumas clínicas da família também prescrevem PEP e Prep (medicamentos em caso de exposição sexual e em caso de ameaça de contrair HIV, respectivamente). É fundamental abrir um cadastro com a identidade para garantir os serviços. Para localizar a unidade de referência mais próxima de sua residência, acesse a plataforma “onde ser atendido”, a ser atendida no link (https://prefeitura. rio/ondeseratendido).
Salve meu nome, endereço de e-mail e neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Δdocument. getElementById( “ak_js_1” ). setAttribute( “value”, ( new date() ). getTime() );
Olá! Você se inscreveu para receber a newsletter Diário do Rio, o único jornal cem por cento independente do estado e terá que ler para todos que amam o Rio. Se, por acaso, alguém sugerir seu e-mail sem o seu consentimento, pedimos desculpas antecipadamente e reiteramos que não é assim que devemos trabalhar. Para remover sua chamada da lista, basta responder a este e-mail. Após o cadastro, você começará a receber diariamente as principais notícias do Rio de Janeiro. O boletim é enviado todos os dias às 6h30, com as principais notícias publicadas no Diário do Rio. Política, Economia, Agenda, Gastronomia, Turismo, Serviços e muito mais podem ser encontrados em nossa página online www. diariodorio. com Obrigado por se inscrever !abs Equipe do Diário do Rio