Às vésperas do prazo, mais de 32 mil jovens se alistaram em Mato Grosso do Sul

A próxima sexta-feira (30) marca o fim do prazo para o alistamento no serviço militar, obrigatório para jovens que completarão 18 anos no final do mês. Mais de 32 mil pessoas já se alistaram em Mato Grosso do Sul, que serviram no CMO (Comando Militar do Oeste), segundo a 9ª Região Militar.

No ano passado, pontualmente, foram cadastrados 49. 591 jovens, ante a coleta anterior, às 14h. nesta terça-feira (27), de outros 32. 776 jovens. Apesar do prazo, que ainda não terminou, o número representa -33% para o saldo de homens alistados neste ano e em 2022.

O procedimento pode ser feito online no alistamento. eb. mil. br ou por meio da Diretoria de Serviço Militar Municipal. Para se cadastrar, é obrigatório ter documentos não públicos, CPF, RG e comprovante de endereço existente.

Por ser procedimento obrigatório e previsto pela Lei nº 4. 375, de 1964, o não comparecimento no procedimento variatório acarreta complicações, como irregularidade no nome do eleitor, restrições a estrangeiros, proibição de participação em concursos públicos, restrição ao emprego com carteira assinada e não obtenção de diploma universitário.

De acordo com a legislação, as pessoas com deficiência, notoriamente incapacitadas ou temporariamente incapacitadas estão isentas do serviço militar obrigatório; recém-casados, pais ou responsáveis pela família; ou membros de denominações, mediante solicitação de processo de isenção.

O candidato decidido ingressará nas Forças Armadas por 12 meses, com a opção de optar pelo alistamento, permanecendo por até mais sete anos, dependendo da disponibilidade de vagas.

Clique aqui e no Conselho Militar mais próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *