No 22º Fórum Empresarial do LIDE, no Rio de Janeiro, o governador Mauro Mendes destacou a liderança de desenvolvimento de Mato Grosso entre as regiões produtoras de alimentos do mundo. “Do ponto de vista do estado de Mato Grosso, temos um longo e brilhante caminho pela frente. Conseguimos construir um estilo de competitividade que nos permite olhar para o horizonte de médio e longo prazo, com grande otimismo. Estou confiante de que seremos líderes mundiais na produção de alimentos”, disse.
O governador destacou que Mato Grosso é o campeão nacional de produção de alimentos, sendo o 3º maior produtor de soja do mundo, superando a Argentina. Apesar da produção em larga escala, segundo Mauro, o Estado mantém 62% do território que “está intacto e o mesmo de mais de 500 anos atrás, quando Pedro Álvares Cabral chegou aqui. Se olharmos para os Estados Unidos, o maior fabricante é a Califórnia, que tem uma conservação de 26%. Se olharmos para a China, a província chinesa que produz o máximo de latas de conservas 11%. Ninguém tem o que temos aqui, mas essa narrativa é um grande desafio que precisa ser superado”, disse.
Para Mauro, esses maravilhosos bens ambientais terão que ser conhecidos no país e no mundo. “E começa conosco, com a imprensa brasileira, com atores maravilhosos, líderes maravilhosos, porque temos que garantir que essa verdade, que é uma verdade absoluta, possa ressoar não só no Brasil, mas em todo o planeta”, disse.
O governador lembrou que Mato Grosso e o Brasil utilizam, em sua maioria, matrizes sustentáveis para gerar energia e produzir, diferentemente de países europeus que têm maior consumo de carvão e, apesar de tudo, precisam ditar padrões ambientais aos brasileiros. 40% das emissões globais de carbono são causadas pela combustão de combustíveis e, basicamente, pela combustão do carvão. A maioria dos países que apontam o dedo para o Brasil nas últimas décadas teve maior consumo e uso dessas matrizes energéticas. Enquanto isso, temos mais de 90% da nossa matriz em branco renovável”, disse.
Como exemplo dessa contradição, Mendes citou a lei aprovada recentemente pela União Europeia que proíbe a importação de produtos brasileiros provenientes do desmatamento, mesmo aqueles feitos sob a legislação. Código Florestal, que é, de fato, a lei ambiental mais restritiva e protetiva do planeta. Em vez de detectar nossos maravilhosos ativos ambientais, eles estão lá para proteger suas emissões de carbono cada vez maiores. Não podemos nos contentar com alguém vindo ao nosso país, à nossa casa, para nos insultar, por não respeitar a lei brasileira que ataca profundamente nossos direitos”, disse o painel “A Nova Verdade da Agricultura Brasileira”.
O secretário titular da Casa Civil, Mauro Carvalho, acompanhou o governador. A informação é do secretário de Estado das Comunicações.
Só Notícias é o primeiro jornal online do interior de Mato Grosso, distribuído há 23 anos com informações.