Pesquisa sobre localização de Mato Grosso do Sul mostra que brasileiros gostam de examinar geografia

Eu, de Mato Grosso do Sul, vejo isso (emojis de palhaço). . .

Esse é apenas um dos milhares de comentários publicados neste vídeo, publicado recentemente no Tiktok e que representa o pensamento da população de Mato Grosso do Sul. Quem mora no centro-oeste do país, quando não se rebela dizendo “do SULLLL” em voz alta, quando diz que Campo Grande é em Mato Grosso, diz que é uma capital, localizada na região centro-oeste do país e por aí vai. . .

Nesses casos, fica a pergunta: por que, em meados de 2023, ainda há outras pessoas sobre a localização de uma capital brasileira?Sem rodeios, o sociólogo e historiador aposentado Paulo Cabral, 74, responde: “Simplesmente porque não sei geografia”.

No vídeo, um jovem aborda outras pessoas na rua e faz a mesma pergunta 11 vezes: “Em que região fica Mato Grosso do Sul?”. Nas seis primeiras vezes, outras pessoas cometem erros e até mesmo aqueles que estão vendo que todos os outros entrevistados vão errar, até que os últimos cinco “salvem” e conseguem. Mesmo assim, o máximo falhou.

“É isso. As pessoas não sabem geografia. Eu tinha um amigo, que morreu. Ela não sabia geografia. Quando eu falei Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, ela não percebeu nada. E ela, usuária com diploma universitário, então esse é um tema que mostra o desinteresse das pessoas pela geografia. E não importa o ano. É qualquer coisa que lidera e atinge todas as classes sociais”, explicou Cabral.

Segundo o historiador e sociólogo, o que poderia resolver o desafio apenas temporariamente seria o interesse pela geografia. “As pessoas querem ser mais específicas e procurar a comuna onde ela está, o Estado. Quando eu estava no ensino fundamental, na época, eu já estava aprendendo as medidas, o básico e a escola incentivava tudo isso. Foi daí que surgiu o interesse em aprender geografia em geral”, concluiu.

Assista ao vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *