A presidente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), Rose Modesto, e o deputado e coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul, Vander Loubet (PT), se reuniram nesta quinta-feira (20) com investidores russos. O banco pode investir até US$ 1 bilhão no Centro-Oeste, disse o superintendente.
Representantes do Sberbank participaram do Sudeco. In além de representantes da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) e Sudam (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste Amazônica).
Ao Jornal Midiamax, o presidente da Sudeco informou que os investidores “querem quadros, a previsão é investir até R$ 1. 000 milhões em poucos anos”. Por isso, explicou que o objetivo desse dinheiro é pintar com pequenos comerciantes, pequenos produtores rurais e um círculo de parentes pecuários.
“Foi uma reunião muito positiva, houve um protocolo de intenções assinado hoje. Esse estilo Sudeco também despertou interesse na Sudam, da Sudene”, disse. Rose insistiu que “nesses projetos, nosso objetivo é o microcrédito, basicamente em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal”.
Ao organizar o encontro, Vander disse que “esse banco russo tem um estilo muito parecido com o nosso BNDES. Eles vão expandir seus quadros para outros países e, por causa da relação com o Brasil, estão interessados em projetos de desenvolvimento econômico de investimento. “
Em seguida, disse que a parceria entre o banco russo e a Sudeco será “muito para o Centro-Oeste e, em especial, para Mato Grosso do Sul, onde temos uma chamada de recursos para projetos sustentáveis”, ressaltou o deputado do Pantanal.
Por fim, é importante lembrar que Brasil e Rússia participam do BRICS, banco estrangeiro de cooperação e progresso econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Portanto, o acordo de cooperação pode ser apenas a união de países.