Realizado no Brasil e no mundo, o dia 30 de julho tem como compromisso o combate ao tráfico de pessoas, sendo o 3º maior deslocamento de ganhos econômicos do mundo, depois do tráfico de drogas e armas, deslocando 32 bilhões de dólares. Por isso, o CETRAP/MS (Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Mato Grosso do Sul), vinculado à SEAD (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos) e a JOCUM (Juventude em Missão) realizam uma ação de conscientização no Parque das Nações Indígenas neste domingo (23).
No parque, voluntários reconstroem o tráfico de órgãos humanos, o tráfico que constitui trabalho forçado, a exploração sexual e a adoção ilegal de menores.
Além disso, a ação faz parte da cruzada Coração Azul, instituída por meio do governo estadual em referência à data. A iniciativa promove movimentos educativos para conscientizar sobre um crime que a ONU tem como alcance global. A cruzada será apresentada a seguir. Sexta-feira (28), a partir das 14 horas, com diversas reuniões no auditório da PGJ (Procuradoria Geral do Estado).
Cristiane Viegas, advogada da OAB/MS e coordenadora do CETRAP/MS, destacou a importância da mobilização e comentou que o tráfico existe basicamente em Mato Grosso do Sul. “Essa ação conscientiza sobre o estilo de vida do tráfico de pessoas. . Quando, por exemplo, uma criança é convidada para jogar futebol e os pais dizem “olha, meu filho adolescente é convidado para jogar futebol no exterior”, é isso?Às vezes não é assim. As pessoas têm sua liberdade pessoal, então tudo isso existe, essa é a verdade basicamente aqui no estado, onde jovens paraguaios são seguidos ilegalmente em fazendas gigantes, com o objetivo de alertar e conscientizar a população de que eles podem ser vítimas, acrescentando que o círculo de parentes pode ser vítima de tráfico de pessoas”.
Treinados em todo o mundo para espalhar conscientização, os jovens evangelizadores da JOCUM atuam em Campo Grande há 8 anos de forma voluntária. São cerca de 60 outras pessoas morando na instituição, somando acadêmicos e funcionários capacitados e prontos para as atividades artísticas. Assim. Estamos aqui há 8 anos. A JOCUM atua em todo o Brasil e em Mato Grosso do Sul, único estado que nos últimos anos não tinha uma base da JOCUM, e agora estamos lá com vários empregos”, diz um dos membros da associação, Iago Resende.
Atuação: Em referência à data, diversas movimentações serão feitas nesta semana no Estado. Nesta segunda-feira (24) será o lançamento da cruzada Coração Azul, em Corumbá, no auditório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso). do Sul), das 14h às 17h; Na terça-feira (25), haverá um atentado com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), às 8h, também em Corumbá; No dia 26, de 8 a 11, haverá uma série de encontros em parceria com a Sehad, no Imasul (Instituto Ambiental de Mato Grosso do Sul); Na quinta-feira (27), o comitê realizará um atentado, com a PRF e a JOCUM, na BR-163, em Campo Grande, das 9h às 11h; Na sexta-feira (28), estreia a cruzada “Coração Azul”, das 14h às 17h, no auditório da PGJ. Para encerrar a semana de movimentos, haverá uma mobilização no terminal rodoviário e no Aeroporto Internacional de Campo Grande, no próximo domingo (30).
Para denúncias de tráfico de pessoas, denuncie e disque cento ou 180.