O Programa Farmácia Popular no Brasil – PFPB é um programa do governo federal que visa complementar a disponibilidade de medicamentos utilizados na atenção à saúde número um – APS, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede pessoal. Assim, além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, o cidadão poderá baixar medicamentos em farmácias e drogarias aprovadas por meio do PFPB.
O PFPB fornece medicamentos a granel para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão, e a partir de junho de 2023, também para osteoporose e contraceptivos. O programa também fornece medicamentos subsidiados para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e camadas geriátricas. Nesses casos, o Ministério da Saúde pagará parte do valor do medicamento (até 90% do valor de referência tabular) e o cidadão pagará o restante, de acordo com o valor apurado pela farmácia. No total, a Farmácia Popular apoia o remédio de 11 doenças.
Além disso, os 55 milhões de brasileiros beneficiados pelo Bolsa Família passam a ter acesso a todos os medicamentos do programa de forma totalmente gratuita. Para se retratar, o usuário só vai até a farmácia aprovada e apresenta a receita, documento de identidade e CPF. A divulgação do vínculo do beneficiário com o Bolsa Família será feita automaticamente pelo sistema, sem a necessidade de cadastro prévio.
Para baixar medicamentos e/ou fraldas geriátricas por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), o paciente deve se dirigir a uma instituição aprovada, conhecida por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), mediante a apresentação dos seguintes documentos:
Para baixar fraldas geriátricas para incontinência, o paciente deve ter 60 (sessenta) anos de idade ou ser usuário com deficiência, e deve apresentar prescrição, laudo ou atestado médico indicando a vontade de usar fraldas geriátricas. , que deve incluir a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID) no caso de paciente com deficiência.
No caso de pacientes acamados ou impossibilitados de comparecer ao local, o reparador legal ou advogado deve comparecer a um estabelecimento homologado e conhecido pelo logotipo do PFPB e apresentar os seguintes documentos:
Representante legal: funcionário com foto e CPF ou RG com número de CPF.