Esta semana, a Secretaria de Estado do Ambiente soltou nove aves que estavam com um guardião, no concelho de Várzea Grande, em reabilitação. De outras fontes, as aves estavam em um recinto onde era imaginável realizar voos, o que lhes permitia retornar à natureza.
Eles foram soltos no abrigo Rio Mutum, na região do Mimoso, em Santo Antônio de Leverger. As espécies são 7 periquitos-de-bico-amarelo, 1 periquito maracaná e 1 periquito maracaná.
“Temos uma biodiversidade muito alta e há várias ocasiões com animais, então é um trabalho árduo. Essa parceria que a Sema tem com os tutores é muito importante, pois está ajudando na reabilitação dos animais e dá esses resultados positivos”, afirma o gerente da Sema, Waldo Troy.
Outro animal voltou à natureza através do controle da fauna, a anta Amora. O animal silvestre foi resgatado ainda muito jovem, com semanas de vida, e após exames em uma clínica aprovada, foi tratado pelo Ministério do Meio Ambiente. Aos cinco meses de idade e podendo ser levada para a natureza, ela foi levada para um domínio de libertação de animais sob o plantão da Sema, em Sorriso.
“Os filhotes de anta são muito frágeis e vulneráveis e os cuidados nos primeiros meses terão que ser extensos, pois podem morrer em poucos dias. É muito gratificante para nós alcançar esse resultado e tornar imaginável a reabilitação da Amora, que esteve sob nossos cuidados desde a época em que era filhote até ser liberada”, conta Waldo.
Só Notícias é o primeiro jornal online do interior de Mato Grosso, distribuído há 23 anos com informações.