Corpo de Bombeiros de Mato Grosso integra projeto humanitário no Canadá

Corporação enviou bombeiros no combate a incêndios florestais

Bombeiros de MT ficarão no Canadá por um mês – Acervo Pessoal

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (FMJ) faz parte do projeto humanitário do governo federal para combater os incêndios florestais que assolam o Canadá desde março. Três bombeiros partiram na manhã desta sexta-feira (21. 07) para o país norte-americano.

“Graças aos investimentos feitos por meio do governo estadual, Mato Grosso é referência no combate às queimadas no Brasil. Com esses recursos, compramos carros e equipamentos, e exercitamos nossos bombeiros, garantindo a preservação do meio ambiente. Estamos enviando bombeiros para o Canadá porque sabemos que nossa força existente é mais do que suficiente para combater os incêndios de Mato Grosso”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Alessandro Borges.

O soldado Wender Ferreira Marques, de Cuiabá, é um dos bombeiros de Mato Grosso que embarcou nesta sexta-feira e foi selecionado pelo Conselho Nacional de Bombeiros Militares (Ligabom) para se inscrever na missão. Ele está na corporação há 8 anos e concluiu diversos cursos de especialização em incêndios florestais, além de também ter atuado no combate a incêndios no Pantanal em 2020.

“Representar Mato Grosso nesse projeto é uma honra. Há quase 10 anos, a empresa me fornece relatórios que foram básicos para o combate aos incêndios no estado e agora serão essenciais para o Canadá. O cenário lá é crítico e é meu dever como bombeiro do Exército para com todos que quiserem”, disse o soldado.

Além de Ferreira, também foram designados dois bombeiros do Exército por meio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP): o segundo-tenente Jairo Demori, de Sorriso, e o segundo-sargento Rivanei Alves de Araújo, de Barra do Garças.

Ação Nacional

A mobilização foi decidida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quarta-feira (19) e é coordenada por meio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, com os ministérios da Defesa, dos Transportes e da Fazenda e a Ligabom.

Mais de cem especialistas de todo o Brasil estão em missão. São profissionais do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, além de 20 bombeiros militares de 18 secretarias de chaminés do Brasil.

O projeto terá posição nos estados de Alberta, Colúmbia Britânica, Quebec e Saskatchewan. Bombeiros militares e outros profissionais permanecerão no país até o dia 24 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *