Marcha das Mulheres Negras pede fim do racismo no Rio de Janeiro

Menu

metropolismetropoles. com

30/07/2023 18:31, atualizado em 30/07/2023 18:31

Mulheres negras tomaram conta da orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, neste domingo (30/07). Elas participaram da 9ª Marcha das Mulheres Negras, cujo slogan “Unidos contra o racismo, toda burocracia, opressão, violência e pela vida inteligente”.

O protesto foi organizado por meio do Fórum Estadual de Mulheres Negras-RJ e contou com a participação de diversos grupos ligados ao combate à desigualdade racial e do governo como a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

A ocasião encerra a semana de mobilização pelo Dia Internacional da Mulher Negra na América Latina e Caribe, em 25 de julho. A Conceição Evaristo leu o manifesto de abertura da marcha. É um ato de coragem e denúncia”, disse.

“Caminhamos para o bem. O bem-estar requer uma política de participação coletiva da população negra, construção de força horizontal e distribuição de cargos de decisão para as mulheres negras”, acrescentou Conceição.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, irmã de Marielle, esteve presente na passeata e disse ser uma ressignificação importante ter tantas mulheres de pele escura acumuladas na periferia de uma comunidade onde só vão trabalhar.

“Estamos em movimento, não estamos dispersos, pelo contrário. É inteligente que tenhamos o governo federal à frente de políticas públicas efetivas, da educação à educação, à segurança, que é a última coisa. Março 9. La as pessoas caminharam e continuarão a caminhar. Estar ao lado dessas mulheres, para mim, é dar uma sensação de conforto e força nesse lugar”, disse a ministra.

Receba as novidades da Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta navegar até o canal: https://t. me/metropolesurgente.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você gostaria de receber?

Desbloquear notificações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *