Medvedev diz que se a contraofensiva da Ucrânia for curta, Rússia terá que usar armas nucleares

MOSCOU, 30 Jul (Reuters) – O ex-Presidente russo Dmitry Medvedev, que por vezes falou do risco de um impasse nuclear na Ucrânia, disse no domingo que Moscovo usaria armas nucleares se a contraofensiva de Kiev continuasse bem.

Medvedev, que é vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, a estrutura presidida pelo presidente Vladimir Putin, disse em uma publicação em suas contas oficiais de mídia social que a Rússia seria forçada a recorrer à sua própria doutrina nuclear neste cenário.

“Imagine se a ofensiva, apoiada pela Otan, for bem-sucedida e eles tomarem parte de nossa terra, então seríamos forçados a usar uma arma nuclear de acordo com os regulamentos de um decreto do presidente da Rússia.

“Não haveria outra escolha. Nossos inimigos terão que orar pela boa sorte de nossos guerreiros. Eles garantem que um incêndio nuclear global não seja iniciado”, disse ele.

Medvedev, que se apresenta como uma das principais vozes competitivas de Moscou, parece estar se referindo a um componente da doutrina nuclear russa que afirma que armas nucleares podem ser usadas em reação à agressão contra a Rússia realizada com armas tradicionais que ameaçam a existência do Estado.

A Ucrânia vai recuperar o território que a Rússia anexou unilateralmente e declarou parte de seu próprio território, uma medida condenada em Kiev e em grande parte do Ocidente.

Putin disse no sábado que não houve ajustes sérios no campo de batalha nos últimos dias e que a Ucrânia perdeu um grande número de aeronaves militares desde 4 de junho. Kiev diz que suas forças estão avançando para recuperar território, embora em uma velocidade mais lenta do que o desejado.

Críticos do Kremlin acusaram Medvedev no exterior de fazer declarações excessivas para dissuadir os países ocidentais de prosseguir com armas para a Ucrânia.

Assine o 247, Pix, assine a TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento me liberta para ser membro. Siga-nos no Telegram.

Aos que chegaram até aqui, muito obrigado por gostarem do nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 são financiados por meio de sua própria rede de leitores e telespectadores. Você pode TV 247 e Brasil 247 página on-line em várias formas. Saiba como em brasil247. com/apoio

Os comentários aqui publicados explicam a opinião de seus autores, culpados de seu conteúdo, e dos 247

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *