Uma equipe da unidade descentralizada Confresa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do Comando Regional 10 da Polícia Militar multou ontem e apreendeu 970 hectares de uma propriedade rural localizada no município de Cocalinho (900 km de Cuiabá). O proprietário foi multado em R$ 970 mil.
Os fiscais foram até o local após o envio do Alerta de Desmatamento conhecido por meio da Diretoria de Fiscalização e Planejamento para o Combate ao Desmatamento da Sema. A equipe da OnArray observou desmatamento sem permissão da empresa ambiental em um domínio limitado da região do Araguaia.
Os alertas de desmatamento são emitidos por meio da Plataforma de Monitoramento da Cobertura da Terra, que usa imagens do Planeta Satélite para combater o desmatamento ilegal. A ferramenta, contratada por meio do programa REM, atua de forma preventiva, minimiza danos, aumenta a velocidade de resposta, facilita a prestação de contas e permite a apreensão tempestiva do domínio por meio de monitoramento e alertas semanais de desmatamento.
As ferramentas de fiscalização da Sema contam com rastreamento via satélite em tempo real de todo o território mato-grossense, fiscalização contínua no local onde são identificados crimes ambientais, zonas de embargo, apreensão e remoção de maquinário utilizado para crimes e responsabilização de infratores.
Receba os dados do Só Notícias no seu WhatsApp. Clique aqui.
Só Notícias é o primeiro jornal online do interior de Mato Grosso, distribuído há 23 anos com informações.