11 suspeitos acusados de aplicar um golpe de investimento falso e causar mais de 20 mil vítimas de R$ 1 bilhão

A Polícia Civil indiciou outras 11 pessoas por peculato, crimes contra a economia popular e formação de quadrilha por participação em uma falsa organização de investimentos que prejudicou mais de 20 mil pessoas no Brasil e causou um prejuízo de R$ 1 bilhão (veja abaixo). As prisões ocorreram no início deste mês no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Além desses crimes, dois dos réus ainda não responderam por mentiras ideológicas, pois teriam tentado se passar por vítimas para mentir aos investigadores da Polícia Civil. Eles são um casal que mora em Santo Antônio das Missões, noroeste do Rio Grande do Sul. .

A partir de agora, o inquérito policial foi encaminhado ao Ministério Público, quadro para a colação do documento e, segundo a conclusão da Polícia Civil, para apresentação de queixa na Justiça. Se o tribunal deferir a denúncia, a organização é notificada e começa a ser julgada pelos crimes pelos quais é acusada.

A pesquisa

Segundo Heleno dos Santos, chefe da investigação, o golpe implementado para computadores falsos que investem em aplicativos de mensagens (abaixo, veja o golpe) é “um esquema gigantesco que afeta todo o Brasil”.

A polícia estima que há mais de 20 mil pessoas em todo o país que depositaram dinheiro nas contas dos golpistas. Caindo na armadilha do golpe, as vítimas acreditam que estavam investindo na bolsa de valores com a promessa de lucros máximos. .

Diversas contas em paraísos fiscais são conhecidas pela polícia, com valores superiores a 1. 000 milhões de reais.

“Em um pequeno movimento no RS, conhecemos 28 grupos, com 1. 000 ou mais pessoas. Adicione mais estados e o número aumenta”, disse o delegado.

As polícias de Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins já investigam os desdobramentos do golpe nesses estados, disse o delegado.

Entendendo o golpe

Segundo o delegado Santos, as vítimas dos golpistas procuraram a Polícia Civil para denunciar uma empresa que prometia investimentos na bolsa de valores com a promessa de melhor renda.

“As vítimas foram enganadas para se juntarem a grupos de ‘investimentos monetários’ virtuais altamente lucrativos, executados a partir de uma plataforma de investimento virtual online duvidosa chamada ‘gênesis. net’, uma chamada ‘copiada’, em parte, de uma empresa monetária chamada ‘Genesis Investimentos’. , que não tem nada a ver com a investigação, sendo uma empresa de investimento normal”, diz o delegado Santos.

A vítima do golpe foi enganada para instalar o aplicativo “genesis. net” em seu celular e, em seguida, registrar seus dados não públicos.

Em seguida, o usuário ganhou um link para se cadastrar em grupos de WhatsApp. Lá, ela foi orientada sobre como investir e foi forçada a aplicar rapidamente, já que falsos especialistas disseram que receberam “informações privilegiadas” sobre os tempos ideais e geralmente breves para “investimentos muito bem-sucedidos”.

O dinheiro que seria usado para investimentos era depositado em contas criminosas, principalmente no exterior. Os golpistas fizeram com que as transações parecessem ser realizadas por meio de sites e aplicativos seguros da Internet. Suspeita-se que eles criaram pelo menos 3 empresas de fachada para desviar dinheiro recebido das vítimas.

Pessoas suspeitas de envolvimento nos golpes ficaram conhecidas após postarem seus ganhos em perfis nas redes sociais. Foi por meio deles que convenceram outros a “investir” no esquema fraudulento.

“Muitas vezes, os golpistas chegam a contratar suntuosos salões de propaganda e montagem, simulando assembleias em andamento, para dar mais credibilidade ao golpe”, diz o cacique Silva.

Seis foram alvos da Operação Anêmona, realizada pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (31), no Ceará e. . .

Um sanfoneiro de 43 anos encontrado morto após dois dias de desaparecimento. O framework de Alexandre NettoArray.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) indicou que colocará a bandeira da tarifa verde para o mês de agosto. . . .

Nesta segunda-feira (31), às 10h, abrem as inscrições para o público para os concursos da Sociedade de Tecnologia e Informação da Previdência Social. . .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *