A infiltração marítima provoca nuvens de chuva mais altas sobre o leste e sul da Bahia. Ar quente e úmido ainda sobre o componente da Região Norte, provocando chuvas moderadas a fortes do norte do Amazonas ao estado do Amapá. Ar seco nas regiões centrais do país, ar de baixa umidade e calor no Centro-Oeste. As temperaturas aumentam gradualmente no sul e sudeste à tarde.
Amanhecer ainda frio, com formação de geada nas primeiras horas do dia na região da Serrana de Santa Catarina. Formação de nevoeiro no sul do estado de Santa Catarina, nordeste do Paraná e oeste do Rio Grande do Sul. O anticiclone impede a formação de nuvens de chuva, segunda-feira com tempo firme em toda a Região, com máximas se aproximando um pouco no final da tarde.
Manhã de segunda-feira ainda com temperaturas baixas em grande parte da Região. O dia pode começar com nevoeiro ao sul de Minas e leste de São Paulo. Início nublado e com possibilidade de chuva fraca no litoral norte do Rio de Janeiro; Aos poucos, o sol reaparece entre muitas nuvens. O Espírito Santo continua com muita nebulosidade, mas pouca chuva no dia, pode chover isoladamente em Vitória, mas as capitais, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, continuam com tempo de companhia.
Foto: Getty Images
A alta tensão ainda impede a formação de nuvens de chuva sobre a Região. Dia ensolarado, tempo nulo no estado de Mato Grosso do Sul e temperaturas emergentes à tarde. Faz calor em Goiás, Cidade do México e Mato Grosso e a umidade relativa do ar ainda está sob vigilância em boa parte do Centro-Oeste, menos de 30%; e ainda pode ter sucesso em alíquotas abaixo de 20% em alguns municípios.
O fluxo de ventos e infiltrações marítimas tornam o tempo mais volátil no início da semana, desde o litoral de Alagoas até o sul da Bahia. O dia começa mais nublado com chuva fraca que ganhará intensidade na segunda-feira. A ameaça de agitação é aumentada pela paciência das chuvas nessas regiões. Golpes temporários em Natal, Fortaleza e Recife; Com companhia e tempo seco no nordeste do Sertão. São Luís, pode ter chuva à tarde, mas sem grandes acumulados.
Chuva que continua na Região no início da semana. Ar quente e úmido, favorecendo nuvens de chuva à tarde sobre o norte do Amazonas, oeste e litoral do Pará, em Roraima e Amapá. Os demais espaços continuam sob influência do ar seco. Dia ensolarado, tempo nulo e calor no Acre, Rondônia e no estado do Tocantins. Umidade relativa do ar que segue em atenção a Palmas.
Cuidado com as chuvas no leste e sul da Bahia
rajadas de vento de 50 a 60 km/h ao sul do CE, sudeste do PI, oeste de PE e norte de BA
Atenção umidade relativa do ar – 30%, noroeste de Minas, em Brasília, Goiânia, centro-norte de MS, estado de MT, RO, TO, MA do centro-sul, PI, oeste de BA e norte de SP
Alerta de Umidade Relativa do Ar: Acima de 20%, no Leste de MT, Noroeste de GO e Sudoeste TO
Cuidado com chuvas intensas no norte do AM, RR, oeste do PA e AP
Nascer do sol com geada em Serrana SC
Escolha sua newsletter favorita do Terra. Clique aqui!