247 – Uma investigação por meio do Poder360 apurou que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foram alvos de hostilidades em pelo menos 74 eventos entre 2017 e 2023. Os estudos levaram em conta a recente composição máxima do Tribunal. 14 de julho, quando o ministro Alexandre de Moraes e seu filho foram insultados no aeroporto de Roma, na Itália. Os responsáveis pelos crimes são investigados.
Dos 74 episódios de hostilidade, 53 deles não resultaram em julgamento. Moraes foi o alvo mais comum dos crimes, totalizando 30 ocorrências nesse período. No entanto, todos os ministros do STF foram afetados por pelo menos um caso de injúria ou acusação.
O ano de 2021 se destacou pelo número de instâncias, totalizando 24 crimes contra magistrados. Alexandre de Moraes e Roberto Barroso foram os ministros mais atacados, com 11 e 8 episódios de assédio, respectivamente. O ano de 2022 também teve incidência máxima, com 21 ocorrências registradas.
Jair Bolsonaro (PL) se estabeleceu como um dos principais autores de hostilidades contra ministros, tendo insultado magistrados pelo menos 23 vezes em seu mandato. Alguns casos geraram pedidos de investigação, mas até agora poucos foram processados.
No Twitter, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), reagiu aos números: “Isso é terrível para o Brasil, pois são tentativas de poupá-los do exercício frouxo do poder judiciário. Não são hostilidades não públicas”, são ataques à Constituição.
Assine o 247, Pix, assine a TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
O conhecimento me liberta para ser membro. Siga-nos no Telegram.
Aos que chegaram até aqui, muito obrigado por gostarem do nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 são financiados por meio de sua própria rede de leitores e telespectadores. Você pode TV 247 e Brasil 247 página on-line em várias formas. Saiba como em brasil247. com/apoio
Os comentários aqui publicados explicam a opinião de seus autores, culpados de seu conteúdo, e dos 247