Justiça Eleitoral informa que Mato Grosso entra na reta final do cadastro biométrico

O acervo já está em 25 municípios e em treze outras colaborações já foram firmadas com os municípios

Registro Biométrico – Reprodução

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso apresentou um plano de ação para efetivar o cadastro biométrico nos últimos 44 municípios do estado. Em funcionamento desde maio de 2023, as movimentações já levaram ao início da arrecadação em 25 municípios e outras treze associações já firmadas com as Câmaras Municipais, com previsão de atendimento nos próximos 10 dias. Por fim, nos municípios de São José do Povo, Confresa, São José do Xingu, Jauru, Novo Mundo e Juruena, já foi iniciado o serviço com coleta biométrica. Na sede do Cartório Eleitoral, no entanto, a Justiça Eleitoral ainda busca colaboradores para realizar a coleta mais próxima do eleitor.

De acordo com a corregedora regional eleitoral, desembargadora Serly Marcondes Alves, diversos mutirões, situações de cooperação e outros projetos foram levados para concluir o cadastramento do eleitorado no estado. “Iniciamos o controle com 44 municípios sem cadastro biométrico e, claro, intensificamos várias ações, visando a implantação da biometria em todos os municípios de Mato Grosso. Esperamos que, até setembro, cem por cento do Estado seja abastecido com coleta biométrica”.

A sentença indicou que já realizou 4 reuniões expressas com prefeitos e sentenças eleitorais. “Temos buscado identificar alianças com municípios e órgãos públicos para aproximar o título de eleitor com biometria do cidadão. O Tribunal Regional Eleitoral tem 57 Zonas Eleitorais para atender os 141 municípios, não temos servidores e disposição própria para fazer todo o trabalho. No máximo dos 44 municípios já descobrimos maravilhas dos municípios, porém, temos algumas posições onde ainda estamos buscando táticas para ter sucesso no eleitorado com todo o aparato tecnológico e humano que chega ao cadastro biométrico”.

Vale destacar que a fórmula da justiça eleitoral realiza o cadastro biométrico nesses 44 municípios de forma natural, ou seja, mesmo sem a responsabilidade legal de fornecê-lo. Convidamos outras pessoas a participar, a seguir em frente. Já estamos a ponderar lançar o procedimento de exame de eleitor nos concelhos, onde o registo biométrico é obrigatório e a sua ausência tem efeitos no cancelamento do cartão de eleitor. Por isso, pedimos ao eleitor que se dirija à seção eleitoral ou ao cartório de registro civil, para se antecipar e evitar filas”.

Assim, os eleitores de seis municípios ainda não obtiveram o cadastro biométrico:

– São José do Povo: 2º EA, em Guiratinga

– Confresa e São José do Xingu: 28ª EA, em Porto Alegre do Norte

– Jauru: EA, com sede em Araputanga

– Novo Mundo: ZE, com sede em Guarantã do Norte

– Juruena: EA, com sede em Cotriguaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *