Drones contribuem para movimentos de combate ao desmatamento ilegal em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) utiliza drones como uma ferramenta muito importante para combater o desmatamento ilegal no estado. Os aviões sobrevoam espaços gigantes e ajudam os agentes de fiscalização a identificar sintomas e sintomas de crimes ambientais de forma econômica e econômica.

Antes de as autoridades entrarem em campo, um sobrevoo inicial é vital para reconhecer o perímetro e viajar quilômetros por terra. Em muitos casos, os fiscais conseguem filmar as máquinas usadas para cometer crimes ambientais e criminosos que procuram esconder suas ferramentas.

“Durante esse primeiro voo, o objetivo é identificar outras pessoas e máquinas, além de oferecer dados para a equipe de segurança, responsável por definir um método de abordagem presencial”, disse o analista ambiental da Sema, Cezar Caminski Pereira.

Ao captar imagens em alta resolução, os drones também permitem baixar provas bastante extensas para a aplicação de multas, embargos e condenar o infrator pelos procedimentos administrativos abertos por meio do órgão ambiental. Com nove anos de experiência na área, o analista observa que a ferramenta se tornou um componente indispensável das operações desde 2019. Eu mesmo não consigo me ver no chão sem a ajuda de um drone. Com eles economizamos tempo, segurança e comprovação de uma relação causal”, diz.

A geração é utilizada em operações coordenadas por meio da Diretoria de Fiscalização, Planejamento e Combate ao Desmatamento (GPFCD), bem como por meio das nove regionais espalhadas pelo estado. Drones também estão sendo usados para monitorar a pesca predatória nos rios de Mato Grosso e em projetos. O drone é um veículo aéreo não tripulado (VANT), controlado remotamente através do piloto.

O governo de Mato Grosso está realizando a Operação Amazônia contra crimes ambientais, com grupos no terreno e monitoramento remoto de imagens de satélite de alta resolução para responsabilizar os infratores. Desde o início do ano, já foram aplicados R$ 1,1 bilhão em multas ambientais e 2. 596 autos de infração foram emitidos, de forma digital, diretamente no Sistema Integrado de Gestão Ambiental para Avaliação (Avaliação SIGA).

Quem enfrenta crime ambiental no estado denuncia por meio dos seguintes contatos: Polícia Militar (190), Ouvidoria da Sema-MT (0800 065 3838) ou o novo WhatsApp para processos judiciais (65) 98153-0255.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *