Menu
metropolismetropoles. com
23/08/2023 17:25, atualizado em 23/08/2023 17:25
O Governo do Distrito Federal (GDF) abriu nesta quarta-feira (23/8) uma consulta pública virtual sobre a reforma da W3 Norte. Sugestões para a rua podem ser enviadas através deste link, até o dia 6 de setembro.
A minuta está pronta por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). A proposta inclui calçadas, todas as ruas disponíveis, praças reformadas, blocos publicitários recuperados e mais áreas disponíveis e arborizadas.
O objetivo é recolher contribuições semelhantes ao primeiro nível de requalificação do Setor Residencial Comercial Local Norte (SCLRN) e suas imediações, que terá início com o 707/708.
O ramal também planeja reformar os parques, que serão melhor demarcados e interligados com uma carteira de espaço, além da estrutura de calçadas ligando os pontos de ônibus da W3 com prédios residenciais.
O GDF também prevê aumento de travessias para facilitar o trânsito de pedestres e ciclistas. Outro conceito é reconfigurar a via interna entre os 700 quarteirões comerciais para transformá-la em um domínio compartilhado entre carros e pedestres.
Segundo Seduh, a proposta de intervenção explicada será replicada nos demais blocos da W3 Norte. Para o GDF, a requalificação permitirá recuperar espaços degradados e criar espaços de convivência.
“A requalificação também inspira a recuperação de prédios e o fortalecimento do comércio local”, acrescentou o subsecretário de Projetos e Licenças de Infraestrutura da Seduh, Vitor Freire.
Para o administrador regional do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, todo esse planejamento na Asa Norte significa muito para a população local, com mais segurança, mobilidade e um comércio local fortalecido.
“O GDF tem buscado táticas para aproveitar as regiões e com a participação da comunidade tudo está melhorando. Esse é apenas o primeiro passo de uma melhoria valiosa nos tribunais da Asa Norte”, disse.
Mais informações sobre a proposta podem ser obtidas no próprio questionário online. O documento consiste em um vídeo explicativo mostrando como os tribunais podem gerir a iniciativa. Mais dados podem ser encontrados clicando no link.
Após a consulta, o Setor Técnico do Seduh reunirá as orientações pertinentes à população e encaminhará o documento final para sua atenção ao Conselho Territorial e Urbanístico do Distrito Federal (Conplan).