Programa Candango Jovem recebe trezentos novos participantes

Menu

metropolismetropoles. com

23/08/2023 16:43, atualizado em 23/08/2023 16:45

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), participou, na manhã desta quarta-feira (23/8), do rito de recepção dos novos integrantes do programa Jovem Candango.

Nesta edição, o Programa de Formação Técnico-Profissional de Adolescentes do Distrito Federal abriu vagas para novos participantes: adolescentes, jovens recicladores de materiais recicláveis e adultos acima de 14 a 18 anos; órfãos por feminicídio; e jovens em situação de rua.

A iniciativa reservou 10% das oportunidades para integrantes de cada um desses grupos. “É um olhar muito especial para os nossos outros jovens. Estamos na educação e precisamos que eles se matriculem no Governo do Distrito Federal. Como se fossem] uma vitrine, para dar a oportunidade de aprender. São outras pessoas que podem ter uma oportunidade maravilhosa de virar a página em suas vidas privadas”, disse Celina.

O Governo do Distrito Federal (GDF) tem 1. 800 vagas a serem preenchidas por meio de jovens contratados por meio da Diretoria da Secretaria da Família e da Juventude (Sefj), em colaboração com as organizações da sociedade civil (OSCs) Renapsi e Jerônimo Candinho.

“Nesta primeira fase, serão alugados mais trezentos jovens, distribuídos em todas as entidades do GDF. Até o final de setembro, planejamos alugar mais 200. E, no início do ano que vem, devemos conseguir 1. 800 habilitados na última chamada pública”, disse o secretário da pasta, Rodrigo Delmasso.

O chefe da pasta disse que o GDF pretende oferecer, a partir do ano que vem, público gratuito preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB).

Os jovens candangos pintarão após o horário escolar, 4 horas por dia, nos espaços administrativos dos órgãos públicos do Distrito Federal. Além disso, receberão parte do salário mínimo (R$ 660) e os benefícios de vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida, 13 salários e férias.

Os contratados também participarão de um curso complementar à sua formação profissional.

No rito de acolhimento aos jovens, o vice-governador comentou sobre a criação do programa Acolher Eles e Elas, aprovado pela Câmara Legislativa (CLDF) nesta terça-feira (22/8). O objetivo da iniciativa é prestar assistência monetária a todas e cada uma das crianças ou adolescentes órfãos por feminicídio na Capital Federal.

“Esse é o dinheiro que cria as situações para acompanhar e monitorar as famílias após o crime. O feminicídio é um crime permanente, com diversas consequências. Não precisamos interromper o rastreamento quando o infrator é acusado. Na maioria das vezes, os órfãos são cuidados. através de uma tia ou avó. E temos que continuar fiscalizando essa família, para que o governo cumpra seu dever de acolher”, disse Celina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *