Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo (19), no Acre, logo após decolar do Aeroporto Internacional de Rio Branco, na capital paulista.
Os 10 passageiros, além de um bebê, piloto e copiloto do avião, não morreram, informou o governo em nota. O voo era pessoal e o avião, modelo Caravan, pertencia à empresa ART Air Taxi.
A empresa informou, em nota, que a reviravolta do destino ocorreu às 07h21 locais e que o incidente “está sendo investigado por meio dos órgãos competentes com os quais colaboramos completa e exclusivamente”.
>> Quer receber nossas novidades cem por cento soltas? Entre em nossa rede no WhatsApp ou cadastre-se em nosso canal do Telegram!
A empresa também informou o número de mortos de 12 pessoas, nove passageiros, dois tripulantes (piloto e copiloto) e um bebê. O advogado da empresa, Thiago Abreu, informou que a aeronave, com o prefixo PT-MEE, está em boas condições e tem documentação e manutenção atualizadas.
O Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), consultado no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), indica que a aeronave estava em condições gerais de aeronavegabilidade e que tinha autorização da agência para realizar operações de táxi aéreo.
O Certificado de Auditoria de Aeronavegabilidade (ACC) expiraria em agosto de 2024. A medida, segundo o governo, tinha como destino o município de Envira, no Amazonas. Os afetados não foram identificados.
“As causas da reversão do destino serão apuradas por meio dos órgãos competentes”, disse a direção estadual.
O Governo adiantou que as viaturas dos bombeiros, fundadas no aeroporto, e do Batalhão 3. er, do distrito de Rui Lino, foram chamadas para “reduzir os danos causados pela reviravolta do destino e tentar salvar a vida dos afetados”.
A queda do avião fez com que as chamas se espalhassem para o local da reviravolta do destino. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), viaturas da Polícia Militar e um helicóptero do Centro de Operações Aéreas (CIOPER) também foram chamados.
“Diante dessa morte, o governo do estado do Acre se solidariza com as famílias dos passageiros, piloto e copiloto que estavam a bordo do avião”, disse a gestão em nota.
“Todo o dispositivo de condicionamento físico e proteção está em condições de garantir a recuperação dos corpos e evitar erros adicionais devido às chamas que se espalharam temporariamente após o acidente”, acrescentou.
A A. R. T Táxi Aéreo opera táxis aéreos no norte do Brasil desde 2008, de acordo com o site da empresa.
A corporação especifica que ela é homologada por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e informa que os usuários do A. R. T. serviço são “municípios, empresas de transporte de valor e clientes”.
A empresa tem sede na cidade de Itaituba, no Pará, e filial em Manaus, capital do Amazonas.
Com o Estadão.