Um avião de pequeno porte caiu na manhã de ontem no Acre, pouco depois de decolar do Aeroporto Internacional de Rio Branco, na capital paulista. Os 10 passageiros – incluindo um bebê – piloto e copiloto da aeronave – não caíram, disse o governo em um comunicado.
A tripulação e o avião, modelo Caravan, pertenciam à empresa ART Air Taxi. Em nota, a empresa disse que a reviravolta do destino ocorreu às 07h21 (horário local) e que o incidente “está sob investigação por meio das autoridades competentes”. agências com as quais cooperamos total e exclusivamente com eles. “
A corporação também mostrou o número de mortos: 12 passageiros, dois membros da equipe (piloto e copiloto) e um bebê recém-nascido.
O advogado da empresa, Thiago Abreu, informou que a aeronave, com o prefixo PT-MEE, está em estado inteligente e tem documentação e manutenção atualizadas. “Estamos todos correndo para os familiares, oferecendo psicólogos, assistência social e transportando os familiares até o local do acidente”.
O Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), consultado no site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), indica que a aeronave estava em aeronavegabilidade geral e que tinha autorização da agência para realizar operações de táxi aéreo. O Certificado de Auditoria de Aeronavegabilidade (ACC) expiraria em agosto de 2024.
O repasse, segundo o governo, tinha como destino o município de Envira, no Amazonas. As vítimas não foram identificadas. ” As causas da reviravolta do destino serão apuradas por meio dos órgãos competentes”, disse a diretoria estadual.
O Governo adiantou que os carros de bombeiros, fundados no aeroporto, e o Batalhão 3. er, distrito de Rui Lino, foram chamados para “reduzir os danos causados pela reviravolta do destino e tentar salvar as vítimas com vida”. Isso fez com que as chamas se espalhassem para o local do fortuito. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), viaturas da Polícia Militar e um helicóptero do Centro de Operações Aéreas (CIOPER) também foram chamados.
“Diante dessa morte, o governo do estado do Acre se solidariza com as famílias dos passageiros, piloto e copiloto que estavam a bordo do avião”, disse a gestão em nota. “Toda a saúde e proteção estão em condições de garantir a recuperação dos corpos e evitar novos erros devido às chamas que se espalharam temporariamente após o acidente”, acrescentou.
A A. R. T Táxi Aéreo atua no segmento de táxi aéreo no Norte do Brasil desde 2008, segundo o site da empresa. A empresa especifica que ele é aprovado por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e informa que os usuários do A. R. T. serviço são “prefeituras, empresas de transporte valioso e clientes pessoais”. A empresa tem sede na cidade de Itaituba, no Pará, e filial em Manaus.