Publicado
em
Por
A Procissão de Todos os Santos promete agitar o domínio portuário do Rio de Janeiro, como vem fazendo desde 1999, ao fazer parte do “Calendário Cultural” da Grande Companhia Brasileira de Mistérios e Novidades. Desmembramento da procissão às 18h00. da Praça Mauá com participação do público, passando pelo Cais do Valongo, até a Praça da Harmonia.
Estão comprometidos com a arte pública na cidade do Rio há mais de 40 anos com uma programação variada e especial para outros cariocas, sob a coordenação da diretora artística Ligia Veiga. Não é surpresa que a “Grande Companhia Brasileira de Mistérios e Novidades” seja a vencedora do 33º Prêmio Shell de Teatro, na categoria “O poder que vem dos outros”.
“A clássica Procissão de Todos os Santos acontece todos os anos no dia 1º de novembro. O conceito nasce dessa alma sagrada que opera no teatro, que precisa do rito como passagem. Uma ocasião artística, não violenta e integradora onde figuras representativas de outras tradições são apresentadas por meio de atores e bailarinos”, diz Ligia.
Artistas com suas bandeiras e ferramentas musicais que acompanham canções sacras e seculares animam a “Procissão de Todos os Santos” que apresenta personalidades notáveis de outras culturas e tradições do Brasil. ” Atores, dançarinos e músicos sobre palafitas usam fantasias de santos, anjos, orixás e divindades, criadas especialmente para a ocasião”, diz.
O “Calendário Cultural da Grande Companhia Brasileira de Mistérios e Notícias” é promovido por meio da Secretaria Municipal de Cultura do Município do Rio de Janeiro, pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei ISS.
Comprometida com a reminiscência da sabedoria ancestral de um território disputado, a Companhia é fundada na Gamboa desde 2007, ocupando as ruas e praças durante todo o ano com shows, intervenções, desfiles, procissões e chegadas. “Junto com os alunos, a rede e os artistas locais, criamos os Autos de Resistência, Óperas Populares, Autos de Natal, desfiles de carnaval e muitas outras ações”.
A companhia está comprometida com o estudo e a criação de teatro praticado em ruas, praças e espaços selecionados. Seus espetáculos, com coreografias sobre palafitas e música ao vivo, são incentivados por meio de ex-atores populares, registrados como “Ópera do Povo”, afirmando o Teatro de Rua como veículo de intervenção e transformação urbana.
Os movimentos do Calendário Cultural apontam para pinturas coletivas feitas nas ruas, fortalecendo a força da arte pública na cidade. Ao mesmo tempo, contribuem para a popularidade e importância de políticas públicas voltadas à arte e à cultura de rua. produções, garantindo o direito da população em geral de usufruir das artes em espaços públicos.
Todas as atividades são apresentadas gratuitamente nas ruas e praças, disponibilizando-as ao público em geral e, ao mesmo tempo, comercializando atividades artísticas e culturais dentro da vila e da comunidade local.
CALENDÁRIO
24 DE JUNHO – DITIRAMBRE DE Saint Jean
Praça da Harmonia
25 DE JULHO – DIA FORA DE TEMPO
Praça da Harmonia
25 DE AGOSTO – AUTO DA ÚDE
Praça da Harmonia
27 SET – SÃO COSME, DAMIÃO e DOUM
Praça da Harmonia
1º DE NOVEMBRO – PROCISSÃO DE TODOS OS SANTOS
Praça Mauá – Cais do Valongo – Praça da Harmonia
20 DE NOVEMBRO – CHEGADA DO ALMIRAL NEGRO
Praça Mauá
17 DEZ – AUTO DO BELO AMOR
Praça da Harmonia
Saiba Mais
Acompanhe nossas redes sociais sociales@ciademysterios
Serviço
TEATRO
1 Novembro, Quarta-Feira
Procissão de Todos os Santos
Com a “Grande Companhia Brasileira de Mistérios e Notícias”. Participação do público na procissão.
Ponto de encontro: 17:00 na Praça Mauá (TU)
Saída às 18h, passando pelo Cais do Valongo, em direção à Praça da Harmonia, sede da Arte Pública Carioca.
Tabela de classificação gratuita
A reportagem da Super Rádio Tupig tinha o objetivo de acatar o movimento dos torcedores de Fluminense e Boca Junior na véspera. . .
Entre os dias 7 e 9 de novembro, consumidores das duas localidades são convidados a participar de reuniões e oficinas
O baterista da banda Red Hot Chilli Peppers, que se apresenta neste fim de semana no Rio, Chad Smith, tocou. . .
©TUPI S/A. Todos os direitos reservados.