Lançamento de campanha para denunciar crimes de ódio contra judeus no Brasil

Métropolesmetropoles. com

11/01/2023 10:58, atualizado em 11/01/2023 11:21

Um portal para denúncias de crimes de ódio contra judeus foi lançado no Brasil por meio da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj). A iniciativa de combater o antissemitismo nasceu após uma série de ataques online relatados por judeus em todo o país. basicamente por causa dos conflitos em curso no Oriente Médio desde o início de outubro.

Embora seu lançamento seja recente, muitos casos contra crimes de ódio já apareceram no portal, segundo o presidente da Fierj, Alberto David Klein.

“Acabamos de lançar o site e já estamos recebendo dezenas de mensagens. Desde ontem, chegaram 30!” Klein avisa. ” Para se ter uma ideia, antes de 7 de outubro, havia uma média de cinco a oito processos judiciais por mês. Até 18 de outubro (em 11 dias), ganhamos 87 processos na Justiça. Isso nos deixou com a urgência de facilitar o acesso a um canal de denúncias que promete o sigilo dos nomes e conhecimento de quem nos toca. Precisamos e lutamos contra toda burocracia de violência racista e antissemita”, acrescentou.

Como resultado desse aumento exponencial de denúncias, foi criado o portal e, além disso, o cargo de procuradora-geral da Fierj, assumido por meio da advogada criminalista Rachel Glatt, culpada de vários casos de oposição ao antissemitismo. Também contrataremos uma equipe de voluntários para o projeto. “Não vamos permitir que o antissemitismo exista no Rio de Janeiro. Vamos lutar contra cada caso com todos os nossos esforços”, disse Glatt.

A tensão do confronto no Oriente Médio, gerada pelas sucessivas contraofensivas de Israel após um ataque terrorista do Hamas em seu território no início deste mês, significa que os civis estão na linha de frente em todo o mundo. Vários países já relataram ataques contra muçulmanos e judeus, como a França, que recentemente enfrentou ataques e é o centro de ambos os povos na Europa.

O discurso de ódio contra judeus configura crime de racismo, sujeito a cláusulas de não liberdade e imprescritibilidade, segundo decisão de 2003 do Supremo Tribunal Federal (STF), quando o brasileiro Siegfried Ellwanger, autor de livros que negavam o Holocausto e expressavam seu desprezo pelos judeus, especialmente os do movimento sionista, foi condenado.

Os crimes de ódio contra judeus aumentaram para 400 nos Estados Unidos nas últimas duas semanas, de acordo com a Liga Antidifamação, que combate o antissemitismo no país.

Como usar o Portal de Relatórios

Para assinar sua denúncia de antissemitismo, basta preencher o formulário que aparece assim que a página carrega. ” Tomaremos as medidas cabíveis para combater juridicamente qualquer cenário de violação da legislação brasileira, que considere crime de racismo a disseminação de informações preconceituosas e/ou discriminatórias contrárias à rede judaica”, anunciou o portal em sua página inicial.

Nele, escreva seu nome completo, endereço de e-mail, em qual canal você foi atacado (as opções são apenas redes sociais), a data do incidente, endereço de e-mail (URL) e símbolo de postagem, bem como um breve resumo do incidente que ocorreu.

Receba as novidades do Metrópoles no seu Telegram e descubra tudo!Basta acessar o canal: https://t. me/metropolesurgente.

Todos os direitos reservados

Quais tecidos você gostaria de receber?

Parece que seu navegador não permite notificações. Siga as etapas abaixo para habilitá-los:

1.

Mais no Google Chrome

Dois.

Parâmetros

3.

Configuração do Site

4.

Notificações

5.

Os sites podem solicitar notificações

Você precisa se manter informado sobre as últimas notícias e receber notificações em tempo real?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *